TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  14/9/2021  •  Ensaio  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha crítica

SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR

A obra das autoras traz a visão da importância das novas tecnologias e fomento para formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, tendo como termos ensino, pesquisa e extensão. Ressaltando três tópicos: O ensino superior sobre a face do professor, a utilização da pesquisa como método de ensino, e a extensão universitária e a inclusão da sociedade.

No primeiro tópico se faz uma abordagem sobre o processo de ensino de forma eficaz, a metodologia aplicada pelo docente tornando-se um fator de grande complexidade, pois através do transmissor da informação, é que o receptor irá absorver e manusear o que apreendeu, na perspectiva do ensino superior na face do professor, é de suma importância que o currículo da graduação escolhida pelo aluno elaborado e apresentado de forma clara, evidenciando sua notabilidade no contexto do curso.

Em observação ao nível de globalização da atualidade, as instituições estão cada vez mais capacitadas ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras com processos de inovações condizentes ao que o mercado necessita, exigindo mais dos profissionais que fazem parte da produção do conhecimento. No entanto é necessário a atenção para que não seja desvirtuado do papel do docente a essência principal que envolve o processo do ensino-aprendizagem (SILVA, 2015).

No segundo tópico se faz uma abordagem sobre a pesquisa em nível de graduação superior, funda uma nova forma de aprendizado, focalizando o conhecimento através de metodologias que nos farão conhecer um objeto de estudo.

Para Severino (2008, 2017, 2018) tal conhecimento acontece através de práticas teóricas (leitura e consultas documentais, bibliográficas, literárias) e acesso a pesquisas empíricas (constatação do conhecimento através da experiência), incluídas na estratégia do docente, transportando entendimento e despertando no aluno a aceitação do desconhecido, envolvendo os alunos que saíram do ensino médio na interatividade no campo da pesquisa. Tal inclusão requer um sistema organizacional planejado tanto do professor quanto do aluno.

A disciplina Metodologia Científica, aprofundará os conhecimentos voltados para a pesquisa e realização do trabalho a ser apresentado no final do curso. O enfoque da disciplina é a elaboração da produção científica ou trabalho científico através de métodos e técnicas, de forma sistemática, originando a um resultado de cunho científico, na resolução de um problema investigado (PRODANOV e ERNANI, 2009).

No terceiro tópico as autoras ressaltam um dos objetivos e dever das universidades, é a capacidade de atender o que a sociedade anseia, de maneira a satisfazer às suas necessidades, problemas, atribuir melhorias, entre diversos benefícios.

Severino (2017, p.25) enfatiza que:

A extensão se torna exigência intrínseca do ensino superior em decorrência dos compromissos do conhecimento e da educação com a sociedade, uma vez que tais processos só se legitimam, inclusive adquirindo sua chancela ética, se expressarem envolvimento com os interesses objetivos da população como um todo.

A inclusão dos alunos em trabalhos de extensão se inicia através da prática em campo, com a saída da sala de aula e laboratório para o encontro físico com a população, à guisa que a obtenção do conhecimento se desenvolva através da prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com