TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MASLOW

Projeto de pesquisa: MASLOW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Para abordar sobre a teoria de Abraham Harold Maslow, é necessário compreender o significado de motivação. Motivação é o que impulsiona internamente á ação, ou seja, é o resultado do estímulo que age sobre a pessoa, levando á ação.

Abraham Maslow ficou interessado em psicologia, após conhecer os estudos sobre comportamento com filhotes de macacos de Harry Harlow. Após conviver com estudos e pesquisas com orangotangos e macacos na Universidade do Brooklin, passou a se interessar pela motivação humana, o que culminou à publicação de obras como: "Motivation and Personality" e a teoria da hierarquia das necessidades humanas.

Para Maslow, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia de importância, ou seja, uma escala de valores a ser alcançada. O que significa que quando uma necessidade for atendida, o indivíduo terá necessidade da próxima, exigindo que busque meios para alcançá-la.

As necessidades básicas (comida, água e moradia) ficam na base da pirâmide e á autorrealização no topo. Então para Maslow a ordem das necessidades é: básicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação.

2 MASLOW

Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, em 01 de abril de 1908, vindo a falecer em 8 de junho de 1970. Conheceu Harry Harlow ainda jovem e se interessou pela psicologia, em virtude dos estudos sobre comportamento dos filhotes de macaco, se tornando Doutor em psicologia em 1934.

Ficou conhecido como líder da escola da psicologia humanista, que ele se referia como a "terceira força". Na década de 60 após contato com a obra de Peter Drucker e Douglas McGregor, envolveu-se com a área de Gestão de negócios, passando a associar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão.

Após vários anos de estudos e pesquisas com orangotangos e macacos, interessou-se pela motivação humana. Iniciando á produção de vários artigos, como a obra "Motivation and Personality", sendo o mais conhecido a teoria á respeito da hierarquia das necessidades humanas. Escreveu os livros Motivação e Personalidade, Rumo a uma Psicologia do Ser e Além da natureza humana.

Maslow identificou que o comportamento do ser humano pode ser esclarecido pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Quando uma necessidade se torna ativa, pode ser considerada como um impulso à ação para realização das atividades pelo indivíduo. Essa necessidade determina a importância e adapta-se ao seu comportamento. Portanto, as necessidades se compõem de fontes de motivação.

Apresenta a hierarquia das necessidades mostrando a sua evolução e relação para a motivação humana e desempenho no trabalho.

3 TEORIA DE ABRAHAM HAROLD MASLOW

Para Chiavenato (1982 p. 418) “A complexidade da motivação humana é brilhantemente ilustrada e compreendida através da pirâmide de Maslow na chamada hierarquia das necessidades”.

Segundo Maslow, o homem é motivado segundo as necessidades que se manifestam em graus de importância, as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais.

As necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos.

Figura1 - Escala de valores

O comportamento humano também foi objeto de estudo para Taylor, sendo que Maslow identificou que a necessidade financeira não é o único motivador para o indivíduo.

Figura 2 - O comportamento motivado dos indivíduos

Para Maslow o comportamento humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, pois determina a importância e intensidade com que as necessidades serão alcançadas.

Exemplo, o ato de comprar é motivado por uma tensão interna do individuo, gerada por uma necessidade, após a compra essa necessidade é aliviada. Passando para outra necessidade.

Apresentou uma teoria de motivação composta por cinco necessidades em forma de pirâmide:

Figura 3 – Pirâmide de Maslow

 Necessidades Fisiológicas (básicas): fome, sede, sono, sexo e abrigo;

 Necessidades de Segurança: sentir-se seguro dentro de casa, um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

 Necessidades Sociais: carinho, pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

 Necessidades de Estima: o reconhecimento das nossas competências pessoais e o reconhecimento dos outros à nossa capacidade de adaptação às funções que desempenhamos.

 Necessidades de autorrealização: o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser:

Necessidade fisiológica:

Esta necessidade está na base da pirâmide, pois mantém o equilíbrio de toda função orgânica e psíquica do indivíduo. Sem um lugar para morar, alimento para sustentação própria ou da família causa desespero, depressão e baixa estima ao indivíduo.

Sem satisfazer essa necessidade o indivíduo não busca o próximo nível da pirâmide. Sabemos que há variação e complexidade para cada núcleo social e geográfico, pois o que motiva um indivíduo não, necessariamente, motiva o outro, e pode Influenciar no comportamento do homem e sua produtividade.

A necessidade fisiológica é de extrema importância na elaboração do suporte desta base, simplesmente porque através dela o indivíduo se motiva a subir os degraus da pirâmide e está relacionada com a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie, segundo Maslow.

Necessidade de segurança:

A segurança reflete o medo ou receio que o indivíduo tem de perder, seja no âmbito material, social ou econômico, pois é o suporte para suprir suas necessidades. Tem um papel fundamental na estabilidade do controle do indivíduo em um ambiente favorável. As condições de saúde na velhice e a necessidade de amparo, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com