TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO FINANCEIRO

Exames: MERCADO FINANCEIRO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  4.109 Palavras (17 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 17

Exercício 1:

Basicamente, existem duas técnicas de análise para realizar a avaliação de uma ação: a análise técnica (análise gráfica) e a análise fundamentalista. Sobre estas duas técnicas pode-se afirmar que:

I) A análise técnica não tem como objetivo explicar as causas que levam o preço de uma ação a subir ou a cair. Ela apenas busca identificar, por meio de análise de gráficos de preços, os padrões de comportamento dos preços e encontrar o momento em que se repetirão.

II) A análise fundamentalista parte da hipótese de que existe um valor intrínseco a cada ação, que está baseada nos fundamentos econômicos e financeiros da empresa. A matéria prima da análise fundamentalista é a análise de gráficos de preços.

III) Um dos indicadores fundamentalistas utilizados é o Lucro por ação (LPA). Ele é calculado dividindo-se o lucro líquido pelo número de ações emitidas. Outro indicador utilizado é o índice preço/lucro (P/L), que indica quantos anos (exercícios) o investidor levará para recuperar o capital investido.

A - Todas as afirmações são verdadeiras.

B - Somente as afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.

C - Somente as afirmações (i) e (iii) são verdadeiras.

D - Somente as afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras.

E - Nenhuma das afirmações é verdadeira.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Análise técnica: Devido à intensa utilização de gráficos de preços e volumes, este enfoque de análise também é conhecido como análise gráfica, mas devemos lembrar que a análise técnica não se resume apenas na leitura de gráficos, já que podemos elaborar uma planilha eletrônica (utilizando apenas números e equações) para analisar ações, commodities e derivativos. Os números de Fibonacci e de W. D. Gann, o cálculo da média móvel e o IFR são exemplos de ferramentas que pertencem à análise técnica. Análise Fundamentalista: No caso das ações, foca na determinação do valor da ação de uma empresa, a partir de dados financeiros da empresa, dados macro-econômicos, política monetária e outras informações que irão se refletir nos preços das ações. Por outro lado, a Análise Fundamentalista, quando utilizada para mercadorias, irá se concentrar em três itens: produção, estoque e consumo.

Exercício 2:

As decisões que envolvem o futuro estão inevitavelmente relacionadas à incerteza. Quando falamos sem decisões financeiras, essa incerteza em relação ao futuro deve ser constantemente considerada.

Contudo, mesmo não sendo possível obter total certeza sobre um acontecimento futuro, podemos inferir qual a chance de uma determinada situação acontecer ou não por meio do uso da probabilidade. Nesses casos, podemos dizer que as decisões estão sendo tomadas em uma situação de risco. O uso de probabilidade para mensuração do risco está associado ao desvio padrão, ou seja, ao desvio de comportamento de um determinado ativo em relação a sua média.

Caso um ativo apresente um comportamento disperso em relação a sua média, sendo difícil identificar como esse ativo estará no futuro, seu risco é mais elevado. No caso contrário, em que um ativo bem-comportado tem pouco desvio em relação a sua média, a probabilidade de esse ativo também estar próximo à média no futuro, é alta, o que define um ativo de risco reduzido.

Sendo assim, pode-se afirmar que:

i) As decisões financeiras envolvem incerteza, mas estas podem ser totalmente previstas por meio de métodos estatísticos, de tal maneira que este fator não tem importância nas decisões dos agentes.

ii) A incerteza pode ser inferida por meio da probabilidade de ocorrência de um determinado evento.

iii) Pode-se entender o desvio padrão como uma medida de risco medida de risco. Quanto maior o desvio padrão, ou seja, quanto maior o desvio de preço de um ativo em relação a sua média, maior é o risco associado a este ativo.

É correto afirmar que:

A - Todas as afirmações são verdadeiras.

B - Somente as afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.

C - Somente as afirmações (i) e (iii) são verdadeiras.

D - Somente as afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras.

E - Nenhuma das afirmações é verdadeira.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - Cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado. Dessa forma, os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores. O risco específico de um ativo, que é medido pelo desvio padrão dos retornos, só é relevante para os ativos quando detidos isoladamente. Quando os ativos são agrupados numa carteira, o risco relevante é o risco de mercado, isto é, a contribuição do ativo para o risco da carteira. O risco específico de um ativo pode ser medido - pela variância dos retornos- pelo seu desvio padrão, ou ainda- pelo coeficiente de variação, sendo esta a medida mais utilizada para comparar o risco de ativos diferentes

Exercício 3:

Em um mercado eficiente, os preços são determinados pela interação entre os ofertantes e os demandantes, que conhecem todas as informações disponíveis sobre um ativo.

O ato de compra ou venda de cada um depende da interpretação que se tem sobre essas informações. Nesse sentido, novas informações podem influenciar os preços observados nos mercados. Um mercado eficiente é aquele em que os preços se modificam rapidamente ao surgirem novas informações, o que lhes confere grande sensibilidade a novas conjunturas. Nessa situação, os preços não podem ser afetados por interesses individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com