TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Trabalho Escolar: Mercado Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 9

Exercicio 1 – A economia estuda a riqueza e as transações de troca que se verificam entre os vários agentes econômicos. Sendo assim, podemos afirmar que também faz parte da sua agenda de estudos:

(i) Compreender a decisão de utilização de recursos produtivos escassos (terra, trabalho e capital) e seus custos de oportunidade;

(ii) Estudar o processo de transformação e produção de diversos bens e serviços;

(iii) Analisar o processo de distribuição dos bens e serviços entre os agentes econômicos.

É correto afirmar que: todas estão corretas .

Justificativa: A economia estuda a riqueza, as transações de troca que se verificam entre as

pessoas, bem como procura compreender a decisão de utilização de recursos produtivos

escassos (terra, trabalho e capital), que carregam um custo de oportunidade, no processo

de transformação e produção de diversos bens e serviços, e sua distribuição para

consumo.

Exercício 2 : A moeda cumpre um importante papel ao ser um meio de pagamento legalmante utilizado para as diversas transações econômicas. Podemos destacar como funções da moeda:

(i) Meio de troca que possibilita o intercâmbio entre os diversos bens e serviços;

(ii) (ii) Reserva de valor que possibilita, ceteris paribus, o valor constante intertemporal; (iii)

(iii) Medida de valor ou unidade de conta que possibilita valorar todos os bens e serviços produzidos e a sua comparação monetária entre os mesmo.

É correto afirmar que: todas estão corretas

Justificativa :

Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido em contrapartida da cessão de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para solver débitos e é um meio de pagamento geral.

Unidade de conta: Permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.

Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada para acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de que um encaixe monetário pode ser utilizado no futuro. Isto porque pode não haver sincronia entre os fluxos da despesa e das receitas, por motivos de precaução ou de natureza psicológica. A moeda não é o único ativo a desempenhar esta função; o ouro, as ações, as obras de arte e mesmo os imóveis também são reservas de valor. A grande diferença entre a moeda e as outras reservas de valor está na possibilidade de mobilização imediata do poder de compra (maior liquidez), enquanto os outros ativos têm de ser transformados em moeda antes de serem trocados por outro bem.

Exercicio 3 : Sobre os motivos sobre a demanda por moeda, podemos afirmar:

(i) O motivo transação ou motivo negócios é explicado por manter dinheiro nos bancos aplicados em títulos pré-fixados para efetuar seus pagamentos correntes;

(ii) O motivo precaução é função da flexibilidade que um agente tem em captar recursos nos exatos momentos de suas necessidades extraordinárias;

(iii) O motivo especulação representa a expectativa de valorização de outros ativos como títulos, ações, imóveis e outros, fato que eleva a demanda por moeda.

É correto afirmar que: Somente as afirmações (ii) e (iii) são verdadeiras

Justificativa : 1) Motivo transação: esse esta ligado as despesas, como alugueis, contas etc... São gastos rotineiros, que tem grande previsibilidade são planejados sem maiores riscos.

2) Motivo Precaução: quando o agente retêm alguma quantidade de moeda afim de se prevenir de algum gasto inesperado, como por exemplo uma multa, um gasto com medicamentos de uma doença inesperada.

3) Motivo Especulação: está relacionado na incerteza sobre a taxa de juros futura. Por exemplo, agentes que agem de modo a tentar influenciar na taxa de remuneração, fato que é muito comum no mercado de capitais onde as pessoas tentam baixar o preço de uma ação em quanto um outro grupo faz o inverso, tentar valorizar suas ações.

4) Motivo Financeiro: referisse a um gasto menos rotineiro, porém planejado, como por exemplo, a compra de bens de capital em uma indústria.

Exercicio 4 : Dentro da política monetária temos as operações de Mercado Aberto ou Open Market que tem entre os seus objetivos:

(i) O controle anual do volume de oferta de moeda, adequamento da liquidez da economia à programação monetária do governo;

(ii) A manipulação das taxas de juros a curto prazo (não só em decorrência do volume da oferta da moeda, como também das taxas pagas pelas autoridades monetárias em suas operações com títulos públicos negociados);

(iii) Não permitir que as instituições utilizem suas disponibilidades monetárias ociosas em diversas operações financeiras (aplicações) de curto prazo e curtíssimo prazos;

(iv) A Criação de liquidez para os títulos públicos, desmotivando as negociações com todos os demais títulos.

É correto afirmar que: Somente a afirmação (ii) é verdadeira.

Justificativa : Executor da política monetária e cambial: é o banco central quem insere ou retira moeda do mercado, regula as taxas de juros e regula a quantidade de moeda estrangeira em circulação no país. Essas operações são conhecidas como open market ou operações de mercado aberto, e consistem principalmente na compra e venda de títulos públicos ou de moeda estrangeira para instituições financeiras previamente escolhidas.

Exercicio 5 : Sobre rendas, investimentos e poupança, podemos afirmar:

(i) A renda pessoal é a renda efetivamente transferida às pessoas, e é calculada deduzindo-se da renda nacional os lucros retidos pelas empresas, contribuições e benefícios previdenciários, imposto de renda sobre as pessoas jurídicas etc.

(ii) Investimento representa a ampliação de capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com