TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METAS FACTÍVEIS, PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS

Artigo: METAS FACTÍVEIS, PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

METAS FACTÍVEIS, PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS

O planejamento é ideal para o desenvolvimento das empresas. Para uma empresa que não possua metas/planejamento, é o mesmo que assinar o termo de falência de todos os investimentos e abrir a porta para ser esmagado pela concorrência.

Ao mesmo tempo em que se planeja, é necessário que haja o monitoramento sistemático. Este monitoramento consiste em nada mais do que estar sempre fazendo a verificação e avaliação dos resultados obtidos através do planejamento que foi elaborado.

A relevância de se ter um planejamento e fazer seu monitoramento sistemático consiste em oferecer um direcionamento claro e objetivo para as ações pertinentes ao empreendimento. Será através dela que se poderá: coordenar atividades; monitorar as atividades; avaliar os riscos; perceber algo indesejável; preparar-se para o que não se pode evitar; atingir as metas estabelecidas (factíveis) e avaliar o planejamento elaborado, assim como seu nível de eficiência e eficácia.

O planejamento se faz importante, pois permite que se tenha uma visualização mais clara de onde se quer chegar, quais os passos para se alcançar e obviamente ajuda a detectar com mais facilidade um erro e onde se deve efetuar mudanças para que se possa recuperar o equilíbrio e prosseguir com o empreendimento. Contudo, é necessário que o planejamento de metas seja registrado de forma clara e objetiva, com datas, prazos, ações e especificações detalhadas para tudo o que se almeja.

Cada uma das etapas para elaboração do planejamento de metas requer a devida atenção para que o resultado seja de conquistas e realizações. Para tanto, é necessário empenho e coragem.

Normalmente os empreendedores têm dificuldade em elaborar e expor as atividades que terão que desenvolver no âmbito de seus empreendimentos, pois na maioria das vezes preferem estar na linha de frente do seu negócio e não conseguem se concentrar o suficiente pra efetuar o planejamento de forma detalhada. Além disso, acreditam que não há necessidade de se ter um planejamento, pois tudo é muito claro e compreendido em suas mentes e isto só acaba gerando mais burocracia para o seu negócio.

Entretanto, o planejamento servirá como roteiro para a empresa. Ele que vai ditar qual estratégia e quais ações devem ser tomadas para que se possam alcançar os objetivos e metas estipuladas. É claro que o planejamento pode e se for o caso deve ser mudado para que possa se adaptar as novas circunstâncias de mercado, a fim de trazer favorecimento ao empreendimento.

O planejamento é a palavra de ordem quando se almeja o sucesso dos negócios, ele é de suma relevância para o desenvolvimento das atividades empresariais. Planejar quando quase ninguém se utiliza dessa ferramenta pode ser o diferencial pra que se possa ter um empreendimento de sucesso.

É importante que as informações sejam filtradas para que não haja uma falta de qualidade e excesso quantitativo causando atraso nas decisões que terão que ser tomadas, podendo até mesmo afastar as oportunidades do negócio. Assim, o planejamento deve visar metas factíveis: ambiciosas, mas realizáveis. Se não for assim, as frustrações serão inevitáveis.

Assim, baseando-se no desenvolvimento do trabalho e nas informações adquiridas percebe-se que sem ter um planejamento e sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com