TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MIX OU COMPOSTO DE MARKETING – 4 P´S

Por:   •  2/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

MIX OU COMPOSTO DE MARKETING – 4 P´S

O modelo dos 4 Ps é conhecido também como marketing mix ou composto de marketing. Na concepção original, esse modelo é formado por 4 palavras da língua inglesa que representam os elementos essenciais de marketing: product (produto/serviço), place (ponto-de-venda), promotion (promoção) e price (preço). Nesses elementos estão incluídas as muitas variáveis intervenientes em um negócio: pessoas, embalagem, lucro, política – entre outras mais óbvias como: marca, logística, propaganda e descontos. No centro de tudo isto está consumidor, alvo de todos os esforços de marketing. Os 4 Os precisam estar homogêneos, uniformes, para gerar a ação necessária, aquela que, coerente, cause o impacto adequado, esperado.

[pic 1]

C de Consumidor: 

- Perfil do consumidor;

- Desejos e necessidades;

- Hábitos de usos e costumes;

- Papéis de compra.

P de Produto: 

- Marca;

- Qualidade;

- Design;

- Serviços;

- Embalagens;

- Garantias.

P de Promoção:

- Público-alvo;

- Venda pessoal;

- Propaganda;

- Promoção de vendas;

- Marketing direto;

- Relações públicas.

P de Ponto:

- Canais de venda;

- Provisão de venda;

- Logística.

de Preço:

- Nível de preço;

- Descontos;

- Margem de lucro;

- Financiamentos.

VISÃO

        Como a empresa deseja que seu público-alvo a veja, ou seja, a sua razão de ser.

        Exemplo: Plano odontológico – Sorrisos bonitos, pessoas confiantes.

MISSÃO

        Sua contribuição para o público, ou seja, seu modo de ser.

        Exemplo: Plano odontológico – Contribuir para a saúde bucal e a auto-estima dos pacientes por meio de serviços ortodônticos diferenciados pelo atendimento, pela tecnologia e pela competência profissional.

PLANO DE MARKETING

        Plano de marketing é um processo de intenso raciocínio e de coordenação de pessoas, informações, recursos financeiros e materiais cujo foco central é a verdadeira satisfação do consumidor. Planear marketing é pensar nos inúmeros detalhes que compõem uma operação empresarial, é articular os elementos que formam a ação empresarial.

PLANEJAMENTO DE MARKETING

        Planenjamento de marketing é o documento que resume o plano de marketing. O planejamento de marketing é a fotografia do plano de marketing, o retrato do raciocínio que ocorre na mente do planejador ou da equipe de planejamento. Essa fotografia comunica toda a empresa o conjunto de idéias que afloram e que foram consideradas e analisadas por quem preparou o plano de marketing. Em síntese, o plano de marketing serve para estimular e favorecer todos na empresa a remarem na mesma direção, de modo que o barco vá para a frente na velocidade adequada.

TIPOS DE PLANEJAMENTOS DE MARKETING

        Existem dois tipos básicos de planejamentos de marketing: o planejamento anual de marketing e o planejamento de marketing para lançamento de um novo produto/serviço.

        Embora contenha projeções para cinco anos ou mais, o planejamento anual se equipara ao ano fiscal da empresa.

        O planejamento de marketing para o lançamento de um novo produto/serviço ou mesmo para fixar melhor a marca do produto visa aprovar o orçamento e a programação relativas ao lançamento ou fixação da marca ou produto.

        É verdade que um planejamento de marketing eficaz pode ser trabalhoso, pois implica o levantamento minucioso de informações, processo que costuma ser demorado. Na maioria das vezes, as informações não estão disponíveis onde e quando precisamos delas; em outras oportunidades, pode ser necessário investir algum dinheiro para se obterem informações críveis e atualizadas.

        Por fim, é preciso esclarecer para que, realmente, serve um planejamento de marketing. O planejamento de marketing é uma ferramenta muito útil para a empresa porque pode indicar se uma oportunidade de mercado vai ou não dar bons resultados. Além disso, o planejamento coordena todas as atividades empresariais dirigidas à comercialização de um produto. Em outras palavras, o planejamento de marketing estabelece todas as bases e diretrizes para a ação da empresa no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com