TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE GESTÃO ATUAL

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos obtidos diante dos estudos das disciplicas aqui consideradas e com isso desenvolver e apontar as vantagens de um novo modelo de gestão para empresa fictícia sugerida, HEMEJAN MOVEIS, além também de garantir a estrtura administrativa necessária para a abertura de filiais e contratação de novos funcionários para a empresa. Tudo isso feito com base nos aprendizandos das matérias designadas para esse trabalho. Com base no Guia PMBoK, irei apresentar um plano de gestão de recustos humanos e desenvolver na pratica um modelo de Estrutura Analítica de Projeto, também conhecida como EAP. Além de abordar é claro as Legislações Trabalhistas que implicam diretamente nesse projeto.

2.1 MODELO DE GESTÃO

2.1.1 MODELO DE GESTÃO ATUAL

Hoje a HEJEMAN conta com um modelo de gestão burocrático, ou seja, um modelo de gestão que possui a bagagem do próprio nome, que é um modelo excessivamente administrativo e esse excesso interrompe ações que, normalmente, deveriam ser rápidas. Em uma empresa burocrática, todas as decisões são tomadas por um superior e tudo é decidido via diretriz rígida e incapaz de fugir ao planejamento rígido. Com isso, para adotar vôos cada vez mais altos no mercado atual, a HEJEMAN deve adotar um novo modelo de gestão onde possa usufruirá ao máximo do seu quadro de funcionários para o bem maior da empresa.

2.1.2 MODELO DE GESTÃO PROPOSTO E COMO FUNCIONARIA

O modelo de gestão participativa mostra-se o mais indicado para a empresa. Neste modelo podemos ver a utilização de elementos baseados nos pilares do funcionamento da empresa, como por exemplo a produção, comercialização, recursos humanos e não por menos as finanças e administração.

A gestão participativa prega uma melhora no ambiente da empresa, onde todos podem opinar e participar das decisões, além de programar metas, isso faz com que todos possam contribuir de alguma forma para a realização de um projeto. Esse modelo só tem a contribuir com as organizações. O nível de motivação, os interesses dos funcionários aumentam substancialmente e abre caminhos para a inovação, que é o que é necessário para a HEMEJAM, por isso faz com que os funcionários pensem como gerenciados dos processos na organização, além claro de proporcionar o bem-estar por se sentirem obviamente reconhecidos.

2.2 GESTÃO DE PROJETOS

2.2.1 O QUE É ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO (EAP)

Uma estrutura analítica de projetos, também conhecida como EAP é utilizada para o desmembramento das fases de um projeto, e com isso, buscar a facilitação da execução do projeto em questão. A finalidade da EAP é colocar em evidência os itens reais necessários para a realização de um projeto, tornado=se assim um elemento base para a elaboração do mesmo.

2.2.2 MODELO EAP PARA FILIAS DA HEMEJAN

2.2.3 PLANO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Para abordar um projeto de abertura de novas filiais da HEMEJAN, é necesario utilizar o Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) para elaborar um plano de recursos humanos como o descrito abaixo:

GERENTE DE PROJETOS – Ele deve gerenciar todas as etaás de implementação da nova filial, além claro, de garantir que todas as entregas saim conforme o escopo acordado.

EQUIPE OPERACIONAL – Essa equipe deve ser composta por 3 analistas de projeto que devem desenvolver as atividades de cada etapa.

PATROCINADOR DO PROJETO – Deve viabiliar o projeto.

AUDITOR DE PROJETO - Esse deve estar atento para a avaliação constante do projeto, deve identificar por exemplo o descumprimento de escopo, atrasos, orçamentos estourados e até mesmo condutas ilegais da equipe.

MOBILIZAÇÃO DA EQUIPE – Essa é uma área que será administrada pelo setor de RH conforme as diretrizes da empresa.

MONITORAMENTO E DESEMPENHO DA EQUIPE –. Aqui deve ser acompanhados os resultados do projeto além de promover feedbacks constantes aos mebros da equipe.

DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE – Aquí as necessidades identificadas no acompanhamento, além das necessidades eventualmente levantadas pelo gerende de projeto.

2.2.4 MATRIZ RACI

Proprietário Diretor Administrativo Diretor de Marketing Diretor de RH Gerente Administrativo Gerente de Marketing Gerente de RH Gerente de Compras Analista Jurídico Assistente Jurídico Assistente de RH Analista de Marketing Analista de RH Analista de Compras Analista Administrativo Advogado da Empresa

Analise de Concorrência I C A R

Definir Melhor Localização I C A R

Locação do Local I A R C

Abertura de CNPJ I A R C

Licenças Necessárias I A R C

Projeto Arquitetônico I C A R

Aquisição de matErias de Obras I C A R

Construção I C A R

Entrevista I C R A

Contratação I C R A

Treinamento I C A R

R= Responsável A= Aprovador C= Consultado I= Informado

2.3 EMPREENDEDORISMO

2.3.1 PRINCIPAIS FATORES LIMITANTES

Segundo o SEBRAE para os próprios empreendedores e especialistas de mercado, os principais fatores limitantes para os novos negócios são em 77,6% das vezes as políticas governamentais desfavoráveis, em 31,2% das vezes, a falta de apoio financeiro. Também em 31,2% das vezes vêm a falta de educação e capacitação. Características negativas na força de trabalho nacional aparece em 17,2% dos casos. Já Normais Culturais e Sociais desfavoráveis, Clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com