TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS DE GESTÃO

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.035 Palavras (17 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Porto Alegre/RS

Curso de Tecnologia em Tecnologia em Marketing

Daiane Chaves Vilanova – 7895647580 - Tecnologia em Marketing

Franciele Gonçalves Dutra - 7843420738 - Tecnologia em Marketing

Leticia beatriz Rodrigues Pires - 7902666806 - Tecnologia em Marketing

Tiago Luís Araujo Licht  - 7840396139 - Tecnologia em Marketing

Viviane Proença Farias - 7890639920 - Tecnologia em Marketing

                         

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 
2.1 MODELOS DE GESTÃO....................................................................................... 
2.2 GESTÃO DE PROJETOS...................................................................................... 
2.3 EMPREENDEDORISMO...................................................................................... 
2.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE................................................................... 
2.5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA............................................................ 
3 CONCLUSÃO......................... ................................................................................
REFERÊNCIAS..........................................................................................................

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Produção Textual em Grupo, apresentado ao curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Modelos de Gestão, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista e Seminário de Projeto Integrado I, aplicado aos cursos de Tecnologia em Marketing.

Tutora à Distância: Juliana Bonora

Tutor Presencial: Isaac Steil Nogueira

Introdução

A Móveis Hermejan é uma empresa familiar, localizada da cidade de Londrina /PR. , especializada  na fabricação de moveis sob medida, buscando crescimento com abertura de novas filias.  Para isso seu diretor Sr. Rubens, buscou no mercado ajuda profissional para desenvolvimento do projeto.


2.1 Passo 1:

3.1 Definição do Modelo de Gestão para Inovação

Buscando um realinhamento de processos na HEMEJAN, analisamos a o formato de gestão da mesma, e que se mostrou claramente burocrático, típico dos anos 40 onde se mostrava eficaz frente ao cenário e necessidades das empresas da época. Percebemos um completo bloqueio na autonomia dos colaboradores em diversos níveis da hierarquia da empresa, bem como em departamentos que necessitam dela para criar e inovar. Liberdade de criação e inovação são fatores imprescindíveis para o sucesso das empresas nos dias de hoje.

"A apresentação de forma estruturada e organizada de como ocorre a integração entre os seus sistemas internos, formais e informais, que fazem com que seja assegurado o atendimento às estratégias de negócio suportadas pelas pessoas dentro de uma Organização formal de poder e sistemas". – Definição de Sistema de Gestão segundo Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez

Caracteristicas do modelo burocrático de gestão como a centralização do poder, onde todas as decisões são tomadas pelo Sr. Rubens e sempre seguindo uma  diretriz rígida que não foge da rotina planejada, a impessoalidade na qual relacionamento ocorre estritamente entre cargos e funções, afastando os critério de relação interpessoal entre os envolvidos ( pessoas não trocam ideias e não se conhecem a fundo) e por fim, o profissionalismo que é a caracteristica da burocracia  onde a única competência que vale é a técnica.

Concluimos que a mudança no modelo de gestão da HEMEJAN é fundamental para a sobrevivência e evolução da empresa, e tem de ser implementada de forma rápida, buscando o equilíbrio das relações entre os colaboradores e área executiva.

A alternativa para esta mudança nos padrões de competitividade da empresa seria adotarmos um modelo contemporâneo, que se mostra orientado para busca de resultados e com uma maior participação de todos.  Pautado pelo compartilhamento, a colaboração e a confiança, onde o colaborador operacional teria mais autonomia no trabalho propiciando mais flexibilidade e velocidade na cadeia decisória e produtiva. Nota-se que este cenário predispõe a um e engajamento maior em equipes, refletindo num incremento da produtividade e nos resultados de uma forma geral.

Sem dúvida, o modelo contemporâneo, pelo simples fato de fazer com que os colaboradores tenham autonomia e sintam-se relevantes nos processos organizacionais gerando um comprometimento maior  com os resultados da empresa, propiciando prazos de produção mais reduzidos e rotinas mais aprimoradas por conta da participação da base operacional no desenho das atividades.

O ambiente organizacional se torna mais propenso a inovar, onde temos mais atitudes de colaboradores no sentido de se aprimorar, exercitando liderança, com trabalho em equipe, uma comunicação participativa e com o exercício prazeroso do trabalho. Dentro dos ditames do respeito e da responsabilidade, o colaborador tende a sair de sua zona de conforto e participar ativamente do processo de inovação.

2. Gestão do projeto nas novas filiais da HEMEJAN

     Para a abertura de novas filiais o Sr. Rubens precisa utilizar as melhores práticas do PMBoK, para obter melhores resultados.

     O PMBoK é uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas do conhecimento, ferramentas e técnicas. Não são regras e sim um guia que permite que ideias se tornem projetos, pois o PMBoK consiste em etapas de um projeto sendo elas:

Iniciação, Planejamento, Execução, Controle (monitoramento) e encerramento, sendo constituída também por alguns documentos fundamentais como; EAP (estrutura analítica do projeto), um plano de recursos humanas, matriz RACI e um plano de risco que é fundamental para saber se o projeto poderá seguir adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (97.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com