TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP Sistema

Artigo: MRP Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 5

MRP II

COMO FUNCIONA O MRP II

O MRP II é um sistema hierárquico de administração da produção, em que os planos de longo prazo de produção, agregados (que contemplam níveis globais de produção e setores produtivos), são sucessivamente detalhados até se chegar ao nível do planejamento de componentes e máquinas específicas.

Sistemas MRP II são em geral disponíveis no mercado da forma de sofisticados pacotes para computador. Estes são em geral, divididos em módulos, que têm diferentes funções e mantêm relações entre si. Os pacotes comerciais disponíveis guardam entre si grade similaridade quanto aos módulos principais e lógica básica. Esta apresentação analisa estes módulos principais e esta lógica básica, as análises aqui descritas são válidas para a maioria dos principais pacotes disponíveis no mercado.

O MRP II possui cinco módulos principais:

1. Módulo de planejamento da produção

2. Módulo de planejamento mestre de produção

3. Módulo de cálculo de necessidade de materiais

4. Módulo de cálculo de necessidade de capacidade

5. Módulo de controle de fábrica

O USO DO MRP II

Regenerativo vs. Net – Change (Mudanças Líquidas)

Há duas formas básicas de executar o planejamento da Produção utilizando o MRP II: forma regenerativa e forma net – change (ou de mudanças líquidas). Estas duas formas diferem na maneira com que o sistema replaneja as necessidades de materiais a partir de mudanças no ambiente produtivo (alterações de demanda, chegadas de materiais, complemento de ordens de produção etc.).

Na forma regenerativa o sistema parte do plano mestre de Produção e re – explode as necessidades de produtos em necessidades de materiais. As necessidades líquidas são completamente recalculadas e todas as ordens (com exceção das ordens firmes, já abertas, por exemplo) de produção e compras são regeneradas. O processo regenerativo é processado em batch e com estado atual de tecnologia, ainda envolve um volume (e correspondente tempo) de processamento considerável. Por isso, o reprocessamento regenerativo é feito pela maioria das empresas a cada semana (para situações em que as alterações no ambiente produtivo são muito freqüentes, como as indústrias altamente repetitivas), quinzena ou mesmo mês (para ambientes menos dinâmicos).

A forma net – change é diferente. Sempre que ocorre pelo menos uma alteração com referência a um item, este é "marcado" pelo sistema. Estas marcas vão servir de base para o processamento net – change recalcule necessidades e recalcule as ordens apenas dos itens marcados. Com isso, o tempo de processamento fica reduzido, já que apenas os itens que sofreram alterações no período são recalculados.

Em geral, as empresas se utilizam das duas formas de processamento: processam o sistema do modo net – change diariamente e "regenerativo" semanalmente. A razão de se rodar o sistema no modo "regenerativo" e "limpar" a base de informações do sistema. Caso se processe o MRP II apenas no modo net – change por um período longo haverá uma tendência de as ordens ficarem mais "picadas", com ordens pequenas sendo geradas para atender as alterações localizadas. Como o processo "regenerativo” parte do programa – mestre e recalcula todas as ordens planejadas, é possível ao sistema, como uma "visão" global, reagrupar as necessidades "picadas" em um número mais conciso de ordens de produção e compra.

Mensagens de Exceção

Os sistemas do tipo MRP II permitem que o usuário faça uso de um mecanismo gerencial chamado "mensagem de exceção". Como este mecanismo, o sistema reduz a quantidade de informações com o qual o usuário tem de lidar em seu dia - a – dia. Em vez de emitir relatórios extensos sobre todas as ocorrências ao longo de determinado período, o sistema informa ao usuário apenas aquelas ocorrências fora do planejado, aquelas ocorrências que demandem ações gerenciais corretivas. Com isto, a idéia é evitar que o usuário se "afogue" em informações que não demandem ações gerenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com