TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magazine Luiza

Trabalho Universitário: Magazine Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Relato de Caso Magazine Luiza

Em 16 de novembro de 1957, na cidade de Franca, São Paulo, surgiaa empresa Magazine Luiza com uma ideia inovadora que partiu de um casal; Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato. Iniciaram sua jornada comprando uma pequena loja de presentes chamada “A Cristaleira”. A partir deste pequeno investimento surge o grande Magazine Luiza, uma rede varejista de móveis e eletrodomésticos que oferece milhares de itens ao consumidor, com diversas formas de atendimento. A empresa conta com lojas físicas, lojas virtuais, televendas e e-commerce.Além de serviços que visam facilitar o acesso dos consumidores a seus sonhos, como a oferta de crédito da LuizaCred, Consórcio Luiza e LuizaSeg.

Hoje a empresa tem 57 anos de mercado, com mais de 15 mil colaboradores, conta com um faturamento de cerca de 5,7 bilhões de reais anual, se tornando uma das empresas líderes no varejo nacional, com mais de 700 lojas distribuídas por 16 estados brasileiros. Mas para atingir tal sucesso, Luiza Trajano Donato precisou inovar e criar um jeito próprio de trabalhar, encontrar formas de poder comandar as pessoas onde elas atenderiam seus objetivos. Com isso foi criado o “jeito Luiza de ser”, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar.

Diariamente os colaboradores vestem a camisa da empresa e fazem parte da alma do negócio. Trabalham felizes, e estimulam os clientes a serem felizes também, daí o slogan “vem ser feliz”. Com ideias inovadoras, treinamentos, ótimos relacionamentos, a empresa há 14 anos é considerada uma das melhores do país para se trabalhar, e obteve reconhecimento internacional em atendimento ao cliente e em gestão de pessoas. Esta forma diferenciada de se relacionar com os colaboradores e com os clientes foi uma ideia disseminada em toda rede do país. Esse “jeito Luiza de ser” trabalha comportamento e ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos que se relacionam com a companhia.

A comunicação é um dos pontos indispensáveis para o bom funcionamento da empresa. Existem todos os dias uma reunião matinal que é obrigatória e leva cerca de 20 minutos, nesta reunião são abordados os desafios e metas do dia. Um dos passos importantes da empresa é informar com antecedência aos seus colaboradores qualquer tipo de mudança. Para isso, utiliza-se os veículos de comunicação interna, como o Portal Luiza, Radio Luiza e TV Luiza.

Para poder atingir a excelência, os colaboradores são treinados e preparados por meio de práticas e ensinos de um programa chamado “10 estrelas”. Contam também com um conselho de colaboradores, que desde 1995 contribui com os gestores nos processos decisórios administrativos da unidade. Quando são necessários novos representantes, os próprios colaboradores de forma inovadora se reúnem e democraticamente escolhem por votação os mesmos, que ficarão ali durante um ano e depois será feito outra votação.

O reconhecimento dos colaboradores vêm pelo mérito daqueles que se sobressaírem pelo talento e desempenho. Existem campanhas internas que valorizam publicamente os colaboradores, como o funcionário destaque, outdoors, o Prêmio Luiza Helena, entre outros. Os líderes são os responsáveis por recompensar com outras práticas criativas e motivadoras outras pessoas que mereçam ser destacadas. A equipe administrativa recebe prêmios por metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com