TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magazine Luiza / Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues

Monografias: Magazine Luiza / Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  2.038 Visualizações

Página 1 de 5

Magazine Luiza / Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de apresentar um caso de sucesso de uma Organização no país. Mostrando sua estratégia, história, conquistas, inovações e crescimento desde sua fundação até os dias atuais.

Nosso trabalho está baseado em uma das maiores lojas no setor de varejo, chamada Magazine Luiza, fundada por Luiza Trajano e Pelegrino José Donato.

Qualidades de administração

Magazine Luiza / Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues

A empresa Magazine Luiza foi fundada em 1957, pelo casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato em Franca, interior de São Paulo. Inicialmente a loja foidenominada como “A Cristaleira”.

Em 1966 o casal conseguiu ampliar o espaço da loja, com isso investiram um capital inicial de Cr$ 60.000.000.000,00 (sessenta bilhões de cruzeiros) sendo a primeira sede administrativa em Franca. E a “A Cristaleira” passou a se chamar Magazine Luiza.

Na década de 70 foram admitidos novos sócios entre eles Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da fundadora, e graduada em direito pela Faculdade de Direito de Franca. Na mesma época foram abertas as primeiras filiais em Barretos e Igarapava ambas localizadas em São Paulo.Com vocação visionária, o Magazine Luiza é uma das primeiras redes a implementar um sistema de computação nas lojas. Fazer o futuro acontecer antes sempre foi uma das marcas da empresa, pioneira também em diversos outros setores. A expansão da rede se deu a partir da década de 80 nas principais cidades do triângulo mineiro.

No inicio da década de 90 é criada a Holding LTD, para preparar o grupo para a expansão dos negócios. Logo a seguir, uma nova liderança assume o comando da rede, com Luiza Helena Trajano à frente. Uma grande transformação no modelo de gestão é iniciada, com objetivo de fortalecer a empresa para os novos desafios que surgem.

Uma das estratégias de vendas utilizadas pelo Magazine foi à criação do saldão, um conceito de varejo revolucionário, descontos concedidos de até 70%, o mês selecionado para tal promoção foi o mês de Janeiro.

A gestão Luiza Helena Trajano já refletem bons frutos em 1998 entrando na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em pesquisa do Instituto GreatPlacetoWork, publicado pela Revista Exame (Editora Abril). O sucesso do Magazine não para por aí, a criação da sua loja virtual em 1999 a coloca em destaque não só como grande varejista, mas também como um dos gigantes do e-commerce brasileiro.

Em 2001 foi feito a criação da Financeira Luiza Cred, para ampliar a oferta de crédito aos seus clientes utilizando por meio do Cartão Luiza, Empréstimo Pessoal e Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

Pela primeira vez em 2003 no Brasil e no mundo, uma empresa de varejo ganhou o premio da melhor empresa para se trabalhar. No mesmo ano houve a aquisição das Lojas Líder, na região de Campinas-SP e mais de 60 pontos-de-venda que são integrados e um processo de transição de marca são iniciados para o crescimento da empresa.

Houve uma grande expansão para os outros estados em 2005, com aquisições de outras lojas.

O Magazine Luiza tem seus princípios focados em seus clientes, com a premissa de que o cliente só será feliz se o colaborador estiver feliz. No mesmo ano para uma politica de transparência e comunicação direta entre liderança e colaboradores, houve a criação da TV, Rádio e Portal Luiza como veiculo de comunicação interna. Em 2006 o Magazine Luiza ganha mais um sócio, o fundo internacional Capital Group, que escolhe anualmente apenas três empresas no mundo todo para investir. Com a aquisição de 12,36% da empresa, o novo parceiro amplia os investimentos e possibilita a grande expansão que vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com