TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutencao E Relaçao No Trabalho

Projeto de pesquisa: Manutencao E Relaçao No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento industrial ao longo dos últimos séculos trouxe diversos benefícios econômicos, e uma aceleração do consumo por parte das pessoas gerando assim um descarte de resíduos em locais inadequados acarretando danos ao meio ambiente e a saúde humana.

É evidente que o crescimento econômico e o ambiente não podem ser analisados de forma isolada, uma vez que, não existirá desenvolvimento com a escassez de recursos naturais e por outro lado, não existirão recursos naturais tendo em vista os inúmeros problemas ambientais decorrentes das atividades produtivas.

De acordo com o Site Conferências Ambientais , nos últimos anos vem sendo discutido em reuniões de países como a Carta de Estocolmo (Rio 92), sobre desenvolvimento sustentável com intuito de minimizar os impactos ao meio ambiente, a partir daí tem sido observada uma crescente preocupação ambiental por parte dos consumidores, em função desta, as empresas passam a adotar projetos que possam garantir sustentabilidade e que seus produtos sejam ambientalmente favoráveis.

Neste contexto, o descarte de resíduos orgânicos de forma desordenada por meio dos supermercados e a nova demanda de mercado fazem com que seja elaborado um projeto com estratégias na inserção da sustentabilidade no plano de negócios de um supermercado, buscando assim um reaproveitamento dos resíduos orgânicos por meio da compostagem, e garantindo a qualidade do hortifruti.

1.1. Problema

É percebido que o descarte dos resíduos orgânicos provenientes do supermercado Atitude em locais inadequados é devido à falta de projeto de reaproveitamento desses resíduos.

1.2. Objetivo Geral

Elaborar um projeto de compostagem a fim de mobilizar os colaboradores do supermercado e os residentes do asilo Viver Bem da importância de se preservar o meio ambiente e contribuir com a responsabilidade social, a fim minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo descarte do lixo orgânico em locais inadequados.

1.3. Objetivos Específicos

 Analisar tipo de reaproveitamento que poderá ser feito com os resíduos;

 Proporcionar a possibilidade de adquirir certificados como: ISO 14001 e ISO 9001;

 Capacitar os envolvidos quanto ao descarte dos resíduos;

 Fortalecer a imagem da organização no mercado.

1.4. Justificativa

Os resíduos orgânicos quando descartados em locais impróprios ou acumulados de forma inadequada podem trazer como conseqüência à degradação do solo, a poluição do ar e água. Além do mais, o acondicionamento inadequado propicia o desenvolvimento de organismos patogênicos.

O aproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de adubo (compostagem) tem como principal objetivo diminuir a quantidade de depósito desse material em locais inapropriados. A utilização do adubo tende a melhorar a fertilização do solo e reduzir os custos da produção agrícola.

Conforme site Prefira Orgânicos , a agricultura orgânica não é apenas um processo de cultivo que resulta em produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com