TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Como Vantagem Competitiva

Monografias: Marketing Como Vantagem Competitiva. Pesquise 822.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

MARKETING COMO VANTAGEM COMPETITIVA – MIX MERCADOLÓGICO FOCADO EM PROMOÇÃO

RESUMO:

Popularmente, o assunto Marketing é conhecido apenas como Propaganda. Mas seu conceito vai muito alem disso. O Marketing se caracteriza mais como uma entrega de valor para o cliente, é uma estratégia de relacionamento de modo que beneficie e empresa e seu público alvo. As metas e objetivos do Marketing são desenvolvidas a partir dos 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção). O foco do presente artigo será em promoção, sua vantagem competitiva e evolução. Com a Globalização e clientes cada vez mais exigentes é preciso um estudo de aprimoramento continuo para acompanhar as constantes mudanças do mercado.

PALAVRAS-CHAVES: Marketing; Promoção

ABSTRACT:

Popularly, it is known only as Marketing Advertising. But his concept goes far beyond that. Marketing is characterized more as a delivery of customer value is a relationship strategy so that benefits and company and your target audience. The goals and objectives of marketing are developed from the 4 P's (Price, Place, Product and Promotion). The focus of this article will be on sale, your competitive advantage and evolution. With globalization and increasingly demanding customers need a study of continuous improvement to keep up with changing market.

Marketing como vantagem competitiva:

O Marketing é uma ferramenta utilizada em gestão para definir quais os produtos e serviços podem ser de interesse dos consumidores, a finalidade é criar um valor que o cliente identifique e que no final ambas as partes saiam satisfeitas da negociação. Com o passar dos anos o Marketing deixou de ser apenas mais uma ferramenta simples de venda, ou de comunicação com o cliente, mais veio a se tornar uma estratégia de vantagem competitiva.

Com a concorrência cada vez mais acirrada a liderança de mercado será determinada pela maneira com a qual se irá atingir o seu consumidor. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, é preciso saber construir uma relação de longo prazo. A gestão do Marketing de Relacionamento será essencial para a construção de uma estratégia atrair novos clientes e reter os já existentes. O bom relacionamento com o cliente é de inteira responsabilidade da empresa.

Um dos desafios do Marketing e fazer uma empresa obter vantagem competitiva com relação a concorrência, principalmente pelo fato do mercado estar cada vez mais inovador, com a globalização é necessário que as organizações aprofundem e busquem conhecer as necessidades e desejos de seus clientes. Algumas características são essências quando uma empresa busca obter vantagem competitiva, são elas:

• Foco no Cliente, Valor para o cliente;

• Qualidade superior de seu produto;

• Distribuição ampla e eficaz;

• Marca reconhecida e com imagem positiva no mercado;

• Equipe de funcionários e gerenciais com porte de excelência.

Para gerar valor ao negocio é necessário informar, divulgar de forma eficaz, o marketing faz isso de uma maneira integrada através da PROMOÇÂO, vários são as formas de se realizar uma promoção: promoção de vendas, marketing de patrocínio, comunicação no ponto de venda, telemarketing, internet, políticas de fidelização, propaganda, venda pessoal, merchandising e relações públicas. Independente da maneira como a promoção será feita o importante é o objetivo a ser atingido, que é oferecer uma estratégia que possa oferecer uma vantagem competitiva diante de seus concorrentes.

O Marketing Mix, ou composto de marketing, ou 4P’s, é uma conjunto de ferramentas que iram auxiliar as organizações as crias vantagem competitiva, são classificadas em quatro grupos, os 4p’s de marketing: produto, preço, praça, promoção.

Promoção

A promoção de vendas abrange todas as atividades que suplementam as vendas e a propaganda, deve, portanto atrair a atenção e favorecer a ação dos consumidores a comprar os produtos. São características do mix promoção: propaganda, publicidade, relações públicas, promoções, merchandising.

Com as várias ferramentas existentes e as novidades que surgem a cada dia, é importante que o profissional de marketing esteja sempre se renovando e buscando estar sempre à frente de seus concorrentes e do seu tempo. O estudo é continuo, é necessário um acompanhamento dos desejos, das necessidades e interesses dos clientes e do ambiente em que se vive.

Para atingir e conquistar o cliente, é preciso entendê-lo, deve-se estimula-lo. Para tanto, utiliza-se a busca pelos objetivos da Promoção, que são:

1. Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas vantagens;

2. Informar aos clientes potenciais onde e como obter esses serviços;

3. Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.

Existem vários tipos de Promoção: Venda Pessoal, Propaganda, Promoção de Vendas, Marketing de Patrocínio, Comunicação no Ponto de Venda, Telemarketing, Internet e Políticas de Fidelização.

Venda Pessoal: Envolve a comunicação direta entre um representante de vendas e um cliente potencial. É a única forma de promoção que permite à empresa reagir imediatamente às necessidades do cliente, vendedor faz sua apresentação, ele pode adaptá-la às necessidades desse cliente, resultando em um maior número de vendas. A venda pessoal permite um retorno imediato; assim, a empresa tem informações oportunas a respeito da satisfação do cliente com suas ofertas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com