TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing esportivo como ferramenta de vantagem competitiva

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

RICHARD WILLIAMS TEODORO

O MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

Cornelio Procópio

2015

RICHARD WILLIAMS TEODORO

 O MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

 Projeto de Pesquisa, apresentado na Disciplina TC1 para a obtenção de nota e aprovação no 7° Período do curso de Graduação em Administração, da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco de Cornélio Procópio-PR, 1° Semestre de 2015. Professora Mestre Orientadora: Maria Suely Fernandes da Silva.

Cornélio Procópio

2015

1 TEMA

Marketing esportivo

2 JUSTIFICATIVA

O mundo atual totalmente globalizado vive se em constantes mudanças, portanto as empresas necessitam de ferramentas, técnicas e praticas inovadoras  para obter vantagem competitiva no mesmo nicho de mercado.

Consideramos necessárias novas ferramentas, mais eficientes e eficazes para fidelizar e satisfazer as inúmeras necessidades dos consumidores. O marketing esportivo tem se tornado um grande agregador de valor para as empresas que o utilizam, afinal, o esporte é entretenimento que explora as sensações e emoções do consumidor.

O tema aqui abordado vem tendo um grande crescimento nos últimos anos, eventos esportivos vem se tornando cada vez mais centros de negócios para as grandes empresas atentas a oportunidades de crescimento e fortalecimento de sua imagem e marca.

A união entre o esporte e meio empresarial proporciona enorme agregação de valor ao estudante universitário visto que alinha seus conhecimentos acadêmicos a sua vida cotidiana e os seus costumes. O marketing esportivo é novo é atual traz diversos benefícios principalmente em relação à fidelização e expansão da marca.

Tendo em vista que o esporte contribui para o desenvolvimento social, os investimentos das empresas e governo no setor têm contribuído para diminuição de muitos problemas sociais, como a construção de centros para eventos esportivos que contribuem para a criação de inúmeros empregos e diminuição do crime, a criação de escolinhas de esportes de inúmeras modalidades tem tirado cada vez mais jovens e crianças das ruas e consequentemente do mundo das drogas lhe proporcionando incentivo e inclusão social.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Kotler e Armstrong (2007) o marketing está em todo lugar, e muito já se sabe sobre ele hoje, seus resultados podem ser percebidos no grande numero de produtos que temos em nossa volta. O marketing está no outdoor que você se depara todos os dias ao sair de casa, no comercial que invade sua TV, na promoção de sua revista, alem de lotar sua caixa de entrada de seu email e alegrar as páginas da Internet. Em casa, na rua, na faculdade, na escola, no trabalho e em seus locais de lazer, você tem o marketing presente em praticamente todo o seu dia. Entretanto, existe muito mais no marketing do que nossos olhos conseguem enxergar. Atrás dele flui uma grande cadeia de atividades e pessoas que lutam por sua atenção e dinheiro.

 Segundo Kotler e Armstrong (2007, p. 4)

O marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros. Em um contexto mais específico dos negócios, o marketing envolve construir relacionamentos lucrativos e de valor com os clientes. Assim definimos marketing como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca.

De acordo com Zenone (2006, p. 41)

Marketing é uma palavra inglesa derivada de market, que significa ‘mercado’. O mercado para o marketing é o conjunto de pessoas e/ou empresas cujas necessidades podem ser satisfeitas por produtos e serviços.

Para Zenone (2006) o principal papel do marketing é ser o elo facilitador no processo de troca ou transferência entre os consumidores (mercado), que consomem produtos e serviços que suprem suas necessidades e anseios, e as empresas que os criam e negociam.

Durante toda a vida do ser humano o esporte o acompanha, ele está desde o carrinho de formula um que se brinca quando criança vai da bola que se chuta na rua onde mora, na natação que pratica ate os campeonatos de xadrez que participa. A saúde mental e corporal também se atrela ao esporte, afinal, o esporte é vida e a vida é saúde.

Segundo Barbanti (2006, p. 57)

Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.

 

Para Nicolini (2006, p.11)

O esporte é um valor cultural que mobiliza grandes contingentes de pessoas por apresentar em sua essência um forte conteúdo lúcido e emocional. Quer como participante, como espectadora, parte da população mundial vai aos estádios, quadras, piscinas em busca de um espetáculo ou á procura dos benefícios da saúde que a atividade física proporciona.

Pode se observar que o esporte é praticado de duas maneiras, seja de forma direta como participantes ou indiretas como espectadores, alem de observar que ele nos proporciona satisfação de dois jeitos sendo em forma de espetáculo ou em pratica de atividade física.  

Souza, L. W. F. e Souza, S. V. T. (2011) classificam o esporte de acordo com o grau de contato e quanto a sua intensidade, conforme o quadro a seguir exposto:

Quadro 1 – Esportes de acordo com o grau de contato.

Fonte: SOUZA, L. W. F.; SOUZA, S. V. T., 2011.[pic 4]

Gonzalez (2004) cita as modalidades esportivas de acordo com sua interação com o adversário e as subdivide em esporte coletivo e individual, conforme o quadro a seguir:

Quadro 2 – Esportes de acordo com a interação com o adversário

[pic 5]

Fonte: GONZALEZ, 2004.

De acordo com ambos os quadros pode se observar que existem diferentes modalidades de esporte e que alguns demandam de mais interação e contato com o adversário, alem disso devemos destacar que podem ser praticados de forma coletiva ou individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (232 Kb)   docx (69.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com