TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Desafio profissional

Projeto de pesquisa: Marketing Desafio profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.531 Palavras (23 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 23

MARKETING

Desafio Profissional

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade discorrer sobre a importância do marketing na Gestão Estratégica de um negócio.

Para tanto, serão utilizados e analisados os princípios do Marketing, de forma simples, demonstrando que é uma matéria multicultural, estando presente em todos os segmentos do dia a dia, e interligada com as várias ciências.

O ser humano é essencialmente um ser social, o que nos faz concluir que ninguém vive isolado, ao contrário, dependemos uns dos outros para sobreviver. Aqui também reside a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar para assim encontrar melhores soluções aos desafios diários em nossa caminhada.

Não nos preocupamos em esgotar o assunto, visto sua vastidão, e entendemos apenas que fazemos parte da construção de um conhecimento, que nos leve a um mundo melhor, com menos desigualdades e melhores con-dições para todos.

Palavras-Chave: marketing, negócios, mercado.

ABSTRACT

This study aims to discuss the importance of marketing in the strategic management of a business.

So it must be used and analyzed the principles of marketing, simply demonstrating that it is a multicultural area, being present in all segments of everyday life, and connected with the various sciences.

The human being is essentially a social being, which leads us to conclude that no one lives in isolation, instead, depend on each other to survive. Here also lies the importance of working in an interdisciplinary manner so as to find better solutions to everyday challenges in our walk.

Do not bother to exhaust the subject, because of its vastness, and we understand only that we are part of building a knowledge that leads us to a better world with less inequality and better conditions for all.

Keywords: marketing, business, market.

1. INTRODUÇÃO

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro vertentes: preço, distribuição, comunicação e produto.

Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas, os mecanismos e as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma venda coerente para todas as partes.

Apesar disso, marketing é muito mais que simplesmente vender. Marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.

O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado.

Segundo a visão da Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

Para Philip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

Para Levitt (1990), marketing é obter e manter clientes.

Já em Nickels e Wood (1999), o conceito de marketing é baseado em três princípios: uma orientação para o cliente; a coordenação e integração de todas as atividades de marketing; e uma orientação para o lucro. É a ideia de que as empresas têm o poder de atender os objetivos de longo prazo, como a lucratividade, coordenando e concentrando todas as atividades na identificação e satisfação das necessidades dos consumidores.

O conceito de marketing afirma que a tarefa mais importante da empresa é determinar quais são as necessidades e desejos dos consumidores e procurar adaptar a empresa para proporcionar a satisfação desses desejos.

2. MARKETING

Giuliani (2003) entende que o mix de marketing é conhecido no escopo mercadológi-co como os 4P’s designados por McCarthy como produto, preço, praça e promoção.

Ao analisarmos os 4P’s do mix marketing proposto por McCarthy é preciso entender que cada instrumento de marketing é projetado para dar um benefício ao consumidor. Assim, o composto de marketing, constituído para ser uma ferramenta estratégica que uma empresa utiliza para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos organizacionais, é utilizado para atingir o mercado-alvo.

2.1. Produto

O produto é o bem ou o serviço que vai atender as vontades do mercado. Aqui cabe acrescentar que produto será tanto bens ou serviços quanto marca, embalagem e serviço ao cliente. Ainda, podemos dizer que produto trata do conjunto de atributos, funções ou benefícios que o cliente compra. A princípio os atributos tangíveis e intangíveis.

Para Giuliani (2003), o produto é o que os profissionais do marketing proporcionam ao cliente com intenção de troca, quer seja bem ou serviço. É preciso que o produto possua características como embalagem atraente, marca bem posicionada, qualidade, design moderno, entre outros.

Para criar um produto é essencial que a empresa pense nos níveis do produto, quais sejam: benefício-núcleo, produto básico, produto real ou esperado, produto ampliado e produto potencial.

O benefício-núcleo ou central é o que o cliente visa comprar. Produto básico é o que o cliente compra. Já produto esperado é uma reunião de atribuições ou atributos que o cliente espera após comprar o produto e produto ampliado é um serviço adicional.

Por fim, produto potencial é o que supera as expectativas do cliente. (NICKELS; WOOD, 1999).

A análise de vida de um produto é extremamente importante para a empresa reduzir perdas na produção do produto e aumentar o domínio do processo. Estudo dos estágios de vida dos produtos realizados em diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com