TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gestão em Marketing e Logística Empresarial

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO:

3ª SÉRIE

Lorrayne Leal Silva                RA 9415566400

DESAFIO PROFISSIONAL – 3º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE GESTÃO EM MARKETING E LOGÍSTICA EMPRESARIAL

PROFESSORA-TUTOR A DISTANCIA: LEANDRO GOMES

São Paulo/SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                3

SUMÁRIO EXECUTIVO                                                                        4

SITUAÇÃO ATUAL                                                                                4

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES                                                                6

OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS                                                                8

PLANO DE AÇÃO, CONTROLE E ACOMPANHAMENTO                             _                10

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        11

REFERÊNCIAS                                                                                12

Introdução

A Pratice Eletrodomésticos é uma empresa que está no mercado há mais de 40 anos no ramo de eletrodomésticos, conta atualmente com um quadro de 600 funcionários, distribuídos em filiais por todo território nacional, América Latina e agora buscando espaço no mercado europeu. A empresa esta entrando também no mercado do eletro portátil lançando a linha Pratice Designer, tendo como carro chefe dos produtos o Processador de alimentos PD5588 compacto 2 em 1 com recipiente de 4,0L, bivolt, motor com potência de 1500W, batedor de metal inox, prepara bolos, pães e bebidas, além de triturar todo tipo de frutas e alimentos.

A meta principal deste projeto é inserir este produto no mercado europeu especificamente em Milão. Para alcançarmos este objetivo foi elaborado um Plano de Marketing capaz de abrir as portas e facilitar a inserção deste produto dentro do mercado desejado. Com a proposta de facilitar a vida não só das donas de casa italianas, mas de cafeterias, lanchonetes e restaurantes, a Pratice designer tem como objetivo ser líder de vendas com o Processador PD5588, que promete mais tempo com a família e menos trabalho para preparar as refeições.

  1. Sumário Executivo

O principal objetivo desse plano de marketing é a introdução de um novo produto que traz novidades, praticidade, facilidades e benefícios aos consumidores e tudo num mesmo produto. A Pratice Eletrodoméstico é uma empresa consagrada com mais de 40 anos de história e atuação no mercado varejista e com grandes ideias para expandir a área onde está inserida.

A Organização deu início em suas atividades com fogões, micro-ondas, refrigeradores e máquinas de lavar, cujas tiveram grande aceitação do mercado consumidor. Visando expandir o sucesso, a receita, os lucros e o bem estar ao consumidor, a Pratice Eletrodoméstico está entrando na área de eletro portáteis. Depois de um longo período de pesquisa e investimento pesado para trazer os produtos inovadores ao mercado, a empresa tem o foco em ganhar mercado internacional além da área latino americana. O grande desafio e objetivo é fazer sucesso com seus produtos na Europa, mas especificamente na Itália.

Atualmente a empresa conta com aproximadamente 1.650 colaboradores diretos entre sede administrativa em São Paulo/SP e nos novos centros de distribuição na América Latina que possui uma área total de 36.000 m², o qual tem capacidade de armazenagem de 6.000.000 peças concentrando todo o estoque de eletrodomésticos nacionais e importados. A Pratice Eletrodoméstico é a empresa que mais cresce no Brasil e América Latina neste segmento.

  1. Situação Atual

A área de eletro portátil é concorrida e competitiva. Todo ano novas marcas lançam suas linhas de produto a fim de prosperar e ganhar espaço neste segmento.  

A região metropolitana de Milão é a maior e mais populosa da Itália, com uma população estimada em 1.324.110 habitantes de acordo com as estimativas da OCDE², 13,9% da população é estrangeira. A cidade é conhecida como a capital do design, pensando nisso a Pratice Eletrodoméstico desenvolveu e inovou em matéria de design já que o design do Processador PD5588 permite que o produto se torne uma peça de decoração para a cozinha dos consumidores.

Para dar início ao processo, foram analisadas várias questões como preço do produto, consumidor e suas preferências, tendências, concorrência e as características geográficas e demográficas. Foi feito um trabalho minucioso para que a chegada do produto ao mercado fosse bem sucedida.

  • Preço: R$189,90 neste início de atuação;

  • Tipo de Consumidor: Decisor ;

  • Concorrência: Direta com empresas nacionais e internacionais que seguem o mesmo ramo de público alvo e estratégias de vendas, dentre elas estão Electrolux, Delongui e Black&decker;
  • Características Geográficas: É uma província de Milão, capital da região da Lombardia. A cidade ocupa uma parte ocidental da região de Lombardia. Em questão geográfica é limitada pelos rios Ticino, Adda e o Pó a Oeste, Leste e Sul, respectivamente, e pelo lago de Como e a fronteira suíça, a norte. O clima de Milão é temperado subcontinental. A temperatura média diária no inverno em Milão é de cerca de 5°C, ocasionalmente alcançando -5/-10°C, e recebe aproximadamente 40 cm de neve todos os anos. Durante o verão, a temperatura máxima ronda os 28°C e pode alcançar os 35/37°C. A umidade é bastante elevada durante o ano inteiro e as médias anuais da chuva são de aproximadamente 1000 milímetros. Com essas características climáticas, podemos concluir que o PD5588 é ideal para qualquer estação do ano em Milão, visto que além de sucos e vitaminas para enfrentar o calor torrente, ele também prepara deliciosos pães e bolos para o frio italiano. 
  • Características Demográficas: Com população estimada em 1.324.110 de habitantes e com uma densidade populacional de aproximadamente 7.272,5/km². A população de Milão começou a diminuir no final da década de 1970, assim nos últimos 30 anos, quase um terço da população total da cidade mudou-se para o cinturão externo de novos subúrbios e pequenas cidades que cresceram em torno de Milão. Ao mesmo tempo, a cidade começou a atrair também fluxos crescentes de imigração estrangeira. Um símbolo deste fenômeno foi o rápido e grande crescimento da Chinatown Milanesa, um distrito localizado na área em torno da "Via Paolo Sarpi", "Via Bramante", "Via Messina" e "Via Rosmini", povoado por imigrantes chineses de Zhejiang, atualmente um dos bairros mais pitorescos da cidade. Milão é também o lar de um terço de todos os filipinos na Itália, abrigando uma considerável e crescente população que ultrapassa os 33.000, com uma taxa de natalidade média de 1.000 nascimentos por ano. No geral, a população de Milão parece ter se estabilizado nos últimos anos, ocorrendo apenas um ligeiro aumento da população da cidade desde 2001. 
  • Características Psicográficas: Com uma população ativa e prática, temos donas de casas que não param e precisam de praticidade no seu dia-a-dia, famílias grandes e sempre reunidas, e consumidores que olham muito custo e benefício, valendo ressaltar que a inovação do produto em questão traz ao cliente todo o conforto e comodidade que eles esperam para o preparo de suas refeições.
  1. Análise de Oportunidades

De acordo com o cenário analisado através das informações obtidas, foi realizada uma análise SWOT para melhor identificar as oportunidades, pontos fortes, fraquezas e ameaças dentro do mercado competitivo.


Forças e oportunidades

O Processador de alimentos PD5588 traz uma nova linha de eletro portátil inovadora e inédita aos olhos dos consumidores, com características nunca vistas no mercado mundial de eletro portátil, uma opção para o cliente que necessita de flexibilidade e praticidade no preparo de refeições, sem abrir mão do sabor e da facilidade que o produto proporciona. A Pratice Eletrodomésticos conta com vários centros de distribuição e redes de apoio para agilizar a entrega do produto, e esse fator conta como pontos positivos na hora da compra, e também possui com um sofisticado atendimento ao cliente com profissionais treinados e aptos a sanar todas as dúvidas. A economia de Milão está estável, o poder de compra do consumidor vem e o Brasil é bem visto no mercado alvo, inclusive como país empreendedor e inovador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com