TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Marketing Anhanguera

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera

Polo Guarulhos

Curso de Tecnologia em Marketing

Nome: Tammy Giljelly Gomes de Assis

RA: 0135527143

Desafio Profissional

Disciplina: Matemática e Processos Gerenciais

Tutora EAD Rosa Meire Alves Silva

Guarulhos – São Paulo

22 de setembro de 2015

Introdução

Este projeto tem como objetivo elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para todos os colaboradores da empresa Hipermercado Hortedan dos níveis institucionais, intermediários e operacional, afim de otimizar o trabalho de cada indivíduo da empresa e ainda trabalhar com a sinergia de todos os setores com o intuito de torna-la uma rede de abrangência estadual em médio prazo.

A partir da análise da consultoria, decidimos fazer alterações na estrutura organizacional afim de tornar mais eficiente o conhecimento, habilidade e atitude do capital humano da empresa.

Este processo foi realizado a partir do aumento no quadro de funcionários e ainda remanejamento. A forma como essas contratações foram efetuadas também sofreram alterações, não mais por indicação ou ligações políticas, mas com um processo seletivo efetuado pelo setor de recursos humanos e aplicações necessárias de testes e dinâmicas afim de suprir com a necessidade do cargo.

Foi feito um trabalho de capacitação principalmente de diretores e gestores através de cursos direcionados a função individual e principalmente gestão de pessoas, já que são a linha de frente da empresa.

Já para os colaboradores operacionais, mantemos a linha dos cursos de capacitação na área específica de atuação, além de junto com os táticos serem definidas metas e um programa de incentivo afim de motiva-los com um programa de plano de carreira, convênio com universidades, escola de idiomas, etc.

Estrutura Organizacional

[pic 1]

Plano de Capacitação e desenvolvimento

O plano de capacitação foi feito principalmente para diretorias e gerências afim de otimizar suas capacidades, habilidades e atitudes mediante aos cargos dos quais ocupam.

Foi feita uma mudança na estrutura organizacional da empresa, novas contratações e remanejamento profissionais com o intuito de motivar os colaboradores a construir um plano de carreira dentro da empresa. Além disso todos os profissionais, principalmente os de nível tático, passaram por cursos focados principalmente em liderança e relacionamento.

Dentro da estrutura organizacional, foi criado um setor de recursos humanos, não presente na antiga estrutura, e que cuidará de todo o capital humano da empresa, sendo este a maior questão a ser corrigida da antiga estrutura. Este será responsável por todo o processo de seleção e contratação, antigamente feito inteiramente de forma política ou indicações. A partir de métodos farão uma seleção visando todas as necessidades dos cargos da empresa, além disso serão responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores a partir de treinamentos, cursos de capacitação de gerentes e líderes buscando desenvolver talentos.

O setor financeiro e comercial foi separado, podendo assim focar em questões inteiramente da sua área de atuação, o que otimiza e agiliza este processo.

A partir do laudo da consultoria, percebemos que ouve uma sobrecarga de trabalho para os gerentes, por necessidade de resolver questões técnicas. Por esse motivo foi aberto um processo seletivo entre os funcionários com teste, dinâmicas feitos pelo departamento de recursos humanos, para promoção de uma nova função de supervisor de cada gerência, afim de solucionar problemas técnicos deixando o gerente com tempo hábil a realizar as tarefas do qual sua função é exigida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com