TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Mix

Por:   •  5/10/2016  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Neste tópico trataremos de esclarecer pontos importantes sobre O marketing mix.

O marketing mix refere-se a exatamente quatro áreas importantes do processo de decisão, associado as políticas de marketing em uma organização. Essas quatro áreas são políticas de produto, políticas de distribuição, de preços e comunicação. O objetivo do mesmo é a criação de valor para consumidores, e para isso é determinante o domínio destas quatro funções.

Politicas de Produto

A primeira política a ser abordada, consiste em identificar e satisfazer um conjunto de atributos físicos ou psicológicos que o consumidor considera que tem um determinado bem ou serviço para satisfazer seus desejos ou necessidades.

Após está satisfação é interessante que a empresa tenha sempre como mote o desenvolvimento de novos produtos, que sempre estára relacionado à identificação dos desejos e necessidades dos consumidores e à busca por satisfazê-los.

É necessário isto, pois todos bens ou serviços possuem um Ciclo de vida. O ciclo de vida de um produto representa as diferentes fases de demanda, necessáriamente, observadas por estas etapas:

Concepção, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

A duração do ciclo de vida de um produto pode ser muito diferente de um produto a outro.

O produto por si só não basta. É necessário investir e observar a marca, que é o elemento que traduz os benefícios proporcionados pelo produto. Deve ser transmitida de forma rápida e simples as qualidades e características do produto. E por último temos a embalagem, que além de funçaõ de conservação é essencial no papel de atração e comunicação.

Politicas de Distribuição

Quando falamos de distribuição, nos referimos à gestão dos canais por meio dos quais a organização e seus produtos chegam ao mercado. Cada organização possui caracteristicas singulares, e para isto o gerente de Marketing deve estar ciente de quais canais ele pretende usar, o tipo de relação que terá que criar, os processos logísticos, transporte, armazenagem e etc.

Após escolher o tipo de canal, o próximo passo é definir a quantidade de pontos de venda. Existem três formas de distribuição, a intensiva, seletiva e exclusiva. Além dissto ainda contamos com meios de comunicação em massa como um poderoso canal de distribuição, como a internet. Por fim, é interessante ressaltar que as estratégias de distribuição devem estar integradas com as demais dimensões.

Politica de Comunicação

A comunicação é uma poderosa ferramenta para a criação de valores para consumidores. As políticas de comunicações servem justamente para promover seus produtos da melhor maneira para seu mercado-alvo. São varios os meios utilizados para isso, os que se destacam são publicidade, propaganda, relações públicas e etc. Para que a comunicação com o consumidor seja eficaz é necessário planejamento. Geralmente este planejamento é composto de etapas, desde a identificação do público-alvo até a seleção do tipo de linguagem que será usada.

Politica de preço

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com