TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Marketing, Mix de Marketing e a Administração de Marketing

Por:   •  27/3/2016  •  Monografia  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade é importante para a equipe, pois possibilita o conhecimento dos conceitos de Marketing, Mix de Marketing e a administração de Marketing e identificar as oportunidades de melhorias, entender os elementos de planejamento e aprender a aplica-los elaborando estratégias que contribuam para o sucesso da empresa.

5 Passos para elaborar um bom Plano de Marketing

Todo negócio necessita de um plano de marketing bem construído, porque auxilia na valorização do mesmo. O plano de marketing facilita no controle de gastos, no faturamento, dentre outras coisas.

O plano de marketing não precisa ser muito amplo, mas é preciso constar todos os registros relevantes para execução das ações. É necessário registrar todos os fatos, os que deram certo ou não.

Inúmeros empreendedores possuem noção para montar seu próprio negócio, porém é muito importante a ajuda de um especialista no assunto para evitar possíveis riscos(falhas).

A revista Exame mostra passo a passo como montar um bom plano de marketing:

1- Analise o ambiente de marketing: analisar os fatores externos e internos que envolve direta ou indiretamente os negócios. Avaliar o segmento e os produtos, verificando as capacidades dos negócios. Averiguar as forças, as fraquezas e o capital disponível para as ações de marketing, é importante para a sustentabilidade a longo prazo.

2- Entenda quem são os seus clientes: Saber qual é o público alvo da empresa. Analisar o mercado, a concorrência e prestar atenção nas demandas. Entender os clientes, fazer pesquisas de mercado verificando as sugestões e reclamações.

3- Analise os seus concorrentes: Verificar os objetivos do mercado. Avaliar os pontos fortes e fracos da concorrência.

4- Defina suas estratégias e ações: O empreendedor precisa saber qual o objetivo de suas vendas, aumentar o faturamento, entre outros. Atrair os clientes para consumir os produtos com mais frequência, ou ainda melhor atrair novos clientes. Desenvolver ações de divulgação (redes sociais, televisão, promoções, dentre outros).

5- Estabeleça um cronograma: Registrar todas as ações, documentar tudo. Inovar o plano de marketing com frequência.

A importância de um Plano de Marketing para as Empresas

O plano de marketing é um ferramenta estratégica gerencial que possibilita identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que são necessárias para o empreendedor.

Auxilia nas metas, objetivos, conhecimento do consumidor e da concorrência e em consequência obter resultados positivos.

O plano de marketing bem implementado proporciona a visualização dos departamentos a serem melhorados de um maneira sistêmica.

A utilização do plano consiste em avaliar os possíveis riscos, buscando soluções plausíveis e identificar as oportunidades. O planejamento de ações de marketing mostra, orienta, indica e motiva o caminho a percorrer.

O que são os 4’PS do Marketing

Produto: P mais importante, é a definição do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com