TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing digital: desafios e oportunidades para as pequenas e microempresas.

Por:   •  17/8/2015  •  Artigo  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estácio de Sá

Pós-graduação Lato Sensu

Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais

Marketing digital:

desafios e oportunidades para as pequenas e microempresas.

Henrique Soares Rodrigues Filho

Universidade Estácio

Pós-graduação Lato Sensu

Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais

Marketing digital: desafios e oportunidades para as pequenas e microempresas.

Resumo

O marketing digital e as redes sociais estão a cada dia mais presente na vida das pessoas e por conseqüência, das empresas em geral. Sabemos que as pequenas e microempresas exercem um papel de extrema importância na economia do nosso país e contribuem de maneira contundente com o crescimento do PIB nacional. Nos últimos anos, o avanço tecnológico contribuiu para o aumento do uso e da velocidade de conexão à internet no Brasil. Hoje nossas pequenas e microempresas podem atuar junto a seus clientes, fornecedores e parceiros da mesma maneira que as grandes organizações. O objetivo deste artigo é relatar os desafios e oportunidades que as empresas de pequeno porte têm em relação ao marketing digital.

PALAVRAS CHAVE

Marketing digital; mídias sociais; internet; pequenas e microempresas.

1  INTRODUÇÃO  

Quando falamos de PME’s (Pequenas e microempresas), precisamos de um olhar cauteloso para analisar quaisquer ações de marketing. Todo investimento neste tipo de empresa precisa ser muito bem calculado e planejado para se obter o retorno esperado. Do contrário, o investimento feito em marketing pode virar um risco desnecessário com um elevado e perigoso custo para a empresa. Assim, trabalhar as mídias sociais para as PME’s se torna uma grande oportunidade, pois a maioria destas mídias é de acesso e utilização gratuitos. Mas devemos também observar com certo cuidado, pois existem custos - mão de obra, tempo, etc - para um trabalho bem feito, além de eventuais problemas que a empresa pode passar por não saber utilizar corretamente as ferramentas do marketing digital. A comunicação das pequenas e microempresas e como elas irão se relacionar com seu consumidor pode ser um fator decisivo para o sucesso e determinante para o fracasso da empresa. A Internet e as mídias sociais permitem uma proximidade maior com o público consumidor e as empresas devem saber utilizar este meio para divulgar seus produtos, serviços e marcas.

2  AS PEQUENAS E MICROEMPRESAS E AS MÍDIAS SOCIAIS.

Em qualquer economia, as pequenas e microempresas têm um papel fundamental para o desenvolvimento, o crescimento econômico e a geração de empregos e renda. Os pequenos negócios empresariais são formados pelas pequenas e microempresas (PME’s) e pelos microempreendedores individuais (MEIs). Segundo o Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são pequenas e microempresas. As PME’s respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). De acordo com o Portal do Empreendedor, no Brasil existem 3,7 milhões de MEIs (dezembro/2013). Isso representa 52% da mão de obra nacional e geram 20% do PIB brasileiro (SEBRAE, 2013).

Apesar de serem responsáveis por uma fatia importante da economia nacional as PME’s não possuem o mesmo poder das grandes corporações para atingir um grande público com um comercial na televisão, um grande anúncio em um jornal, um artigo em uma revista especializada ou em grandes portais da internet. Sabendo disso, investir na construção de suas marcas é, para as PME’s, uma estratégia importante e interessante para que elas se diferenciem em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Mesmo para pequenas empresas, marcas fortes ajudam na construção de diferenciais competitivos na mente do consumidor, o que gera lealdade. (Jucá; Jucá, 2009). Assim o uso do marketing digital permite às PME’s criarem canais de visibilidade e divulgação de seus serviços, produtos e principalmente de suas marcas, de forma bem mais acessível que os meios de comunicação tradicionais. Com isso as pequenas e microempresas que gerenciam suas marcas têm chances de sobressair mais rapidamente no mercado e até competir com concorrentes e empresas maiores em alguns segmentos.

O uso correto das mídias sociais pelas PME’s reduz o investimento na comunicação de sua marca, pois o próprio consumidor pode fazer uma parte desse trabalho de forma mais eficiente, rápida e barata. Isso faz com que pequenas e microempresas tenham a chance de divulgar a sua marca de modo online, da mesma forma que as empresas de grande porte. (Vaz, 2011).

Atualmente, a rede social on-line que mais atrai visitantes no Brasil é o Facebook. Criado em 2004, tem 1,23 bilhões de usuários ativos em todo o planeta. Só no Brasil, mais de 30 milhões de usuários utilizam quase que diariamente essa rede. (Edialog, 2014).

Este número impressionante de usuários do Facebook atrai cada vez mais empresas. Soma- se ao Facebook outras mídias sociais muito utilizadas, principalmente no Brasil, como o Twitter, Instagram, Linkedin, dentre outras. Não podemos esquecer-nos de outra importante ferramenta de marketing digital: o website da empresa.

Nas mídias sociais a interatividade é uma das maiores forças das pequenas e microempresas e estas devem saber utilizar a rede para aproximarem do seu cliente através de comentários feitos em mensagens publicadas, seja no próprio site da empresa, nas redes sociais ou em canais de bate papo. Por não necessitar de grande investimento, o retorno para as PME’s se dá por conta da manifestação dos consumidores a cada vez que elas utilizam as mídias sociais. Para isso é importante que as empresas recebam as críticas de seus clientes/consumidores e trabalhem nesse feedback afim de melhorar seus processos, tanto no atendimento, quanto na oferta dos produtos e/ou serviços.

Para que tudo isso funcione corretamente e o uso dessas ferramentas de marketing digital sejam efetivas para a construção e gestão de marcas das pequenas e microempresas, são necessários planejamento e ações corretas, direcionadas para as necessidades específicas de cada negócio.

3 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA AS MÍDIAS SOCIAIS.

Utilizando a internet como plataforma, a mídia social nasceu nas redes sociais on-line e utiliza a tecnologia da web para compartilhar idéias, opiniões e experiências, através da publicação de textos, imagens, vídeos, debates, entrevistas, podcasts, dentre outros. Esta nova mídia privilegia a interatividade e possibilita uma discussão bidirecional, valoriza o debate e favorece a transparência. Por tudo isso as mídias sociais são alguns dos meios que as empresas de hoje tem para transmitir suas mensagens para o seu público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com