TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias de marketing digital como diferencial competitivo para pequenas empresas

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 7

Estratégias de marketing digital como diferencial competitivo para pequenas empresas.

Weslley Apolo de Melo Cardoso

1 INTRODUÇÃO

  1. Apresentação do tema

Diante de mudanças constantes no mercado, as empresas precisam buscar meios de se adaptarem a elas e garantir o seu lugar. O consumidor de hoje busca atender ás suas necessidades com praticidade e comodidade, ao mesmo tempo em que buscam produtos de qualidade. A forma como uma empresa é vista por um consumidor impacta diretamente no olhar de outros consumidores.  

As compras pela internet tornam-se muito comuns na atualidade, mas ainda assim existe uma resistência grande, principalmente em pessoas que não tem muita proximidade com tecnologia.

O marketing digital é uma forma de grandes empresas competirem com pequenas empresas, onde os maiores irão se destacar pelo seu poderio financeiro, pelo investimento nos ativos e outros fatores que podem ocasionar vantagem sobre as pequenas empresas.

O processo de marketing digital abrange inúmeras tarefas realizadas pelas empresas, envolvendo a troca de produtos e serviços entre a empresa e os clientes. Através de ferramentas de estratégia, podendo ser um diferencial competitivo.

  1. Problema de pesquisa

Hoje no Brasil existem várias empresas no mercado, que utilizam o marketing digital como ferramenta estratégicas, não basta usar todas as ferramentas disponíveis no mercado se a empresa não tem uma estratégia bem definida, é preciso pesquisa para que a empresa trabalhe com os dados corretos.

Diante do exposto anteriormente, questiona-se: qual o perfil do consumidor que compra pela internet?           

 

1.3 Objetivos

1.3.1 OBJETIVO GERAL

                 Analisar o comportamento do consumidor nas compras virtuais.

1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as características demográficas.
  • Verificar os hábitos de consumo.
  • Identificar a percepção de risco desses consumidores nas compras online.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

Secchi et. al. (2012) realizaram um estudo sobre um risco percebido nas compras pela internet sob uma perspectiva de gênero, motivada por estudos precedentes que revelaram uma significativa maior de adesão a esse comércio por parte dos homens, que seriam também mais propensos a assumir riscos. O método utilizado foi quantitativo, com uma amostra composta por 170 internautas, sendo 90 mulheres e 80 homens, que haviam comprado produtos e serviços pela internet nos seis meses antecedentes à pesquisa e que residiam em diversas regiões do Brasil e do exterior. Com os resultados foi possível obter análises comparativas da percepção dos respondentes de cada gênero nas dimensões financeira, desempenho, psicológico, físico, social e tempo, e no risco total foi percebida nas compras realizadas pela internet a existência de diferenças significativas, que possibilitam uma classificação das dimensões por ordem de intensidade.

Um dos principais focos deste artigo é analisar os riscos percebidos nas compras pela internet, uma das principais queixas é quando a mercadoria, já paga, não é entregue pela empresa virtual.

Serra et. al. (2013) realizaram uma pesquisa com objetivo de entender de que forma as empresas adotaram e utilizaram as mídias sociais no Brasil em 2015. O método utilizado para obter os resultados foi uma entrevista com 12 especialistas, com base nas suas respostas e em documentação secundária, foi elaborado o cenário. Os resultados encontrados apresentam uma evolução crescente, de um relacionamento, divulgação da empresa e o canal de vendas.

O referente artigo tem como finalidade o estudo de campo, onde vai fazer um levantamento da empresa, onde a empresa irá fazer uma divulgação para o canal de vendas, que será um diferencial competitivo para a empresa

Costa et. al. (2015) realizaram uma pesquisa com o objetivo de verificar o marketing digital nas empresas como artifício lucrativo e como forma de atrair mais clientes, além de confrontar a vertente positiva e te negativos acerca do uso desta ferramenta. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica, e como resultados observou-se que o marketing digital é uma prática consolidada no mercado atual, sendo utilizado como um poderoso recurso de estratégia empresarial e indispensável para um bom relacionamento com clientes.

A principal ideia referente ao artigo é utilizar as ferramentas do marketing digital para o mercado atual, onde será um poderoso recurso para atrair novos clientes para a empresa estudada na atualidade.

3 REFERENCIAL TEORICO

 Para uma compreensão teórica, este artigo está respaldado nas teorias da disciplina de Marketing, Marketing Digital, Comercio Eletrônico, Comportamento dos Consumidores

     

  1.  Marketing

Marketing é uma ciência que tenta desvendar os mistérios da complexa relação de consumidor, empresa, produto e marca. Segundo Kotler e Keller (2006), marketing é a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais.

Segundo Cruz e Silva (2014), o marketing ao longo das décadas apresentou diferentes contextualizações, que foram aplicadas nas organizações. Diante disso, Kotler (2003, p.3) define marketing como sendo “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor para os outros”.

 No entanto, para Gronross apud Crescitelli (2003, p. 33) “Marketing é estabelecer, manter e ampliar o relacionamento com os consumidores e outros parceiros, para obter lucratividade, com base em objetivos comuns das partes envolvidas”.

Diante desses conceitos apresentados, percebe-se que o marketing busca satisfazer as necessidades dos consumidores e ampliar a relação com os mesmos.

        

3.2 Marketing Digital

Segundo Cruz e Silva (2014) o marketing digital é diferente do marketing tradicional, devido o mesmo divulgar a imagem de uma organização através da utilização da internet. Por isso, Gabriel (2010, p. 104) conceitua o termo marketing digital como “o marketing que utiliza estratégias em algum componente digital no marketing mix – produto, preço, praça ou promoção”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com