TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREGO DE MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICIPIO DE IGUATU CE

Por:   •  14/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

EMPREGO DE MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE

Danilo Jeferson Gomes Lopes(1); Felipe José Aguiar Maia(2)

Bolsista(1); IFCE, Iguatu; danilojeferson@gmail.com

Orientador(2); IFCE, Iguatu; felipe.maia@ifce.edu.br

1. RESUMO

Conforme cresce o número de novas empresas, cresce também a necessidade de busca de ferramentas para alcançar seus consumidores, para se manterem operantes e competitivas no mercado. Devido a popularização da internet e das mídias sociais esses consumidores estão constantemente expostos a diversas propagandas no meio digital, fazendo com que as empresas invistam em método de promoções, utilizando cada vez mais as redes sociais como ferramenta de marketing com objetivo de alcançar seus consumidores. A partir do emprego do marketing digital como estratégia, as micro e pequenas empresas conseguem competir com médias e grandes empresas, se mantendo no mercado, através do alcance de clientes e fortalecimento do valor de marca. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os impactos do marketing digital em duas empresas do setor de serviços, por meio de um estudo de caso realizado na base de dados das empresas, levantando as opções de marketing utilizados em conjunto com uma entrevista semiestruturada com os sócios da empresa. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos. Através dos resultados, busca verifica-se que o marketing digital abrange consumidores do mercado global, o que facilita as vendas, tornando as micro e pequenas empresas competitivas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mídias Sociais. Marketing Digital. Estratégia Competitiva. Micro e Pequenas empresas. 

2. INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios exige cada vez mais iniciativa dos gestores de empresas em relação a sua forma de agir ou de identificar, de forma antecipada, as demandas do mercado. Vivemos um cenário novo para a comunicação com a popularização da internet, em especial, para os setores de publicidade e marketing. O acesso a informação gerou um cliente questionador, seletivo e que busca resultados relevantes, tornando o mercado cada vez mais competitivo.

As vantagens oferecidas pela internet vêm expandindo novos horizontes e proporcionando, gradativamente, que os grandes e pequenos negócios possam concorrer de igual para igual, valendo-se da democratização oferecida por esse meio de comunicação (LIMEIRA, 2003). O marketing digital torna possível um envolvimento interativo da empresa com o consumidor, proporcionando maior condição de contribuição, seja para melhorar ou piorar a imagem de uma empresa no mercado, através de avaliações feitas por usuários.

Nesse sentido, durante a realização da pesquisa, serão abordados temas relacionados ao impacto do marketing digital nas micro e pequenas empresas, visando identificar as vantagens da utilização do marketing digital como potencial estratégia competitiva no mercando, seu alcance, público alvo, além dos benefícios para a empresa.

3 METODOLOGIA/RESULTADOS

Tomando como base a taxionomia proposta por Vergara (2009), classificamos a pesquisa como:

a) Quanto aos fins – A pesquisa é descritiva, propiciando correlações entre marketing digital e estratégia competitiva.

b) Quanto aos meios – A pesquisa é documental e ao mesmo tempo foi realizado um estudo de caso. Documental, porque colheu as informações em documentos da empresa. Estudo de caso, pois foi realizado um estudo de uma empresa específica com caráter de profundidade e detalhamento.

Segundo Cellard (2008), existem diversos instrumentos metodológicos para análise de estudos, dentre eles o mais aceito é a análise documental, uma vez que permite conhecer, caracterizar e analisar, com mais confiabilidade, a situação do objeto de estudo, além de ser essencial para se entender o seu funcionamento e captar informações pertinentes a pesquisa.

Para realização dessa pesquisa será feita uma coleta dos dados da empresa a partir de documentos contendo informações acerca do volume de mercadoria movimentada durante o período de dois anos antes da implantação do Marketing a partir de mídias digitais e dois anos após a implantação, além do estudo com base na literatura referente ao assunto. Estes dados englobam as mídias sociais utilizadas, o alcance de cada uma delas, a interação entre a empresa e seu público atingido e a identificação do público-alvo atingido, permitindo a aproximação ao objeto estudado para construção do estudo investigativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com