TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing e mercado de trabalho

Tese: Marketing e mercado de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

O Marketing e o mercado de trabalho

Amanda Maria do Nascimento Silva

(Amanda_mns@ig.com.br)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo servir de referência para profissionais que buscam uma noção de como está o mercado de trabalho para os graduados e graduandos do curso de administração que almejam trabalhar na área de marketing. Foram colhidos materiais que retratam as variáveis do mercado e a evolução desta área de atuação.

Palavras-chave: Marketing-Mercado de trabalho- Evolução.

1 INTRODUÇÃO

Entendendo o marketing dentre as funções empresariais.

Entender o marketing como função empresarial, exige a quebra do velho paradigma do departamento de marketing. A função de marketing permeia praticamente todas as funções empresariais. Isto equivale a dizer que para se ter a função de marketing devidamente implementada em uma organização, não se necessita necessariamente que se tenha uma divisão, um departamento ou uma diretoria de marketing. O marketing como função está muito mais ligado à postura das pessoas e seu comprometimento, de fato, para com os clientes. Hiam e Schewe, em seu livro “The portable MBA in marketing” (1992), mostram, em seu capítulo inicial, como uma empresa pode adotar uma orientação totalmente para marketing. Os autores (1992, p. 10), depois de ilustrarem o capítulo com uma interessante narrativa baseada no dia-a-dia de uma empresa de equipamentos eletroeletrônicos, mostram que o marketing, nas empresas modernas, “não pode mais ser confinado a um simples departamento”. Tal fato, porém, não significa que as atividades de marketing sejam praticadas intuitivamente, sem qualquer organização. Alguém tem que organizá-las, com vistas a oferecer aos que necessitam delas uma expectativa de serem bem-sucedidos quanto às ações de marketing imprescindíveis à sua área de trabalho. Com efeito, mesmo não havendo a necessidade de um departamento ou órgão funcional de marketing, devem ser definidos objetivos e desenvolvidas políticas para que o marketing da empresa flua de acordo com o que se espera dele. Assim, o marketing deve ser praticado conforme uma estrutura organizacional moderna, que envolva a integração de todas as funções empresariais.

2 REFERÊNCIAS CONCEITUAIS

A Evolução dos profissionais de marketing, desde a era industrial até a era da informação e sua remuneração atual.

3 METODOLOGIA

Os dados que compõem este trabalho são originais de pesquisas em sites e livros do meio acadêmico. O tipo de pesquisa adotado foi a qualitativa interpretativa e descritiva. Em destaque sobressaem as informações referentes a evolução da profissão marketing ao longo dos anos e a ao valor da remuneração do profissional.

4 A EVOLUÇÃO DO MARKETING

Segundo, SAWHNEY & KOTLER, 2001. p.421 Estamos nos movendo rapidamente em direção à Era da Informação; porém, nossos processos mentais permanecem estagnados na Era Industrial. Os negócios e o marketing na Era da Informação serão conduzidos por princípios radicalmente diferentes. Empresas que insistirem em manter uma mentalidade de Era Industrial

perderão a corrida pela liderança de mercado.

Segundo os autores, a Era Industrial foi uma época do que eles chamam de “assimetria de informações” (p. 421), em que a troca de informações entre empresas e clientes era iniciada e controlada pelos profissionais de marketing.

Sawhney e Kotler (2001, p.421) chamam a Era da Informação de “Era da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com