TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing moderno

Resenha: Marketing moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Resenha  •  9.332 Palavras (38 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 38

O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível.

As empresas precisam também se comunicar com as partes interessadas atuais e potenciais e com o público em geral.

Para a maioria das empresas, o problema não é comunicar, e sim o que dizer, como dizer, para quem dizer e com que freqüência dizer.

Mas as comunicações se tornam cada vez mais difíceis à medida que um número crescente de empresas tem de berrar para atrair a atenção dividida do consumidor.

Para atingir os mercados-alvo e construir brand equity, os profissionais de marketing holístico estão empregando de maneira criativa diversas formas de comunicação.

No lançamento do Mini, por exemplo, a BMW nem sequer utilizou propaganda televisiva.

O minúsculo automóvel Mini foi vendido por apenas sete anos nos Estados Unidos, durante os anos 60, até ser retirado do mercado devido à entrada em vigor de uma severa legislação referente à emissão de poluentes.

Em março de 2002, a BMW decidiu relançar nos Estados Unidos um novo e modernizado Mini Cooper, tendo como alvo o público urbano moderno que desejava um carro bacana, divertido, pequeno e que custasse menos de 20 mil dólares.

Com so¬mente 20 milhões de dólares para gastar com o lançamento, os profissionais de marketing do Mini decidiram promover uma campanha de comunicação de guerrilha, com o uso inusitado de cartazes, pôsteres, anúncios impressos e iniciativas locais.

Nada de anúncios na TV.

0 Mini foi colocado na caçamba de três Ford Excursion e circulou em feiras de automó¬veis nacionais e em 21 cidades importantes.

0 carro apareceu em outros lugares incomuns, como dentro de um estádio, entre os assentos, como se fosse um torcedor, e dentro da Playboy como pôster dobrável no centro da revista.

Cartazes sem imagens proclamavam frases como "Golias perdeu".

Muitas comunicações eram vinculadas a um site brilhantemen¬te planejado, que oferecia as informações necessárias sobre o produto.

O resultado da criativa campanha: durante a primavera de 2002, os consumidores chegavam a passar seis meses na lista de espera pelo carro.

A comunicação de marketing pode ser extremamente recompensadora.

Como a comunicação funciona?

O que a comunicação de marketing pode fazer por uma empresa?

Como os profissionais de marketing holístico combinam e integram a comunicação de marketing?

1. A função da comunicação de marketing

A comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumi¬dores — direta ou indiretamente — sobre os produtos e marcas que comercializam.

Num certo sentido, a comunicação de marketing representa a 'voz' da marca e é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores.

A comunicação de marketing colabora de diversas formas com os consumidores.

Eles podem conhecer ou ver como e por que um produto é usado, por qual tipo de pessoa, quando e onde; podem receber informações sobre quem o fabrica e o que a empresa e a marca representam, e, ainda, podem receber um incentivo ou recompensa pela experi¬mentação ou uso.

A comunicação de marketing permite às empresas conectar suas marcas a outras pessoas, lugares, eventos, marcas, experiências, sensações e objetos.

Posicionando a marca na memória e criando uma imagem de marca, a comunicação de marketing pode contribuir para a formação do brand equity.

1.1 Comunicação de marketing e brand equity

Embora a propaganda, em geral, seja um elemento central num programa de comunicação de marketing, normal¬mente não é o único — ou o mais importante — no que se refere à construção do brand equity.

O mix de comunicação de marketing é composto por seis formas essenciais de comunicação:

1. Propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de idéias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado.

2. Promoção de vendas: uma variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação ou a com¬pra de um produto ou serviço.

3. Eventos e experiências: atividades e programas patrocinados pela empresa e projetados para criar interações relacionadas à marca, diariamente ou em ocasiões especiais.

4. Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

5. Marketing direto: utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta.

6. Vendas pessoais: interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais com vistas a apresen¬tar produtos ou serviços, responder a perguntas e tirar pedidos.

A seguir exemplos de diversas plataformas de comunicação:

Propaganda Promoção Eventos/ Relações Vendas Marketing direto

de vendas experiências públicas pessoais

Anúncios Concursos, Esportes Kits para a Apresentações Catálogos

impressos e jogos, loterias imprensa de vendas

eletrônicos e sorteios

Espaços Prêmios e Diversão Palestras Reuniões de Malas diretas

externos das brindes vendas

embalagens

Encartes da Amostragem Festivais Seminários Programas de Telemarketing

embalagem incentivo

Filmes Feiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com