TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing nas MPE´s e o valor do Marketing digital

Por:   •  15/3/2019  •  Artigo  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Esse artigo tem por objetivo analisar a influência do Marketing Digital nas Micro e Pequenas Empresas, em como o uso dessa ferramenta ajuda no desenvolvimento e crescimento das mesmas, ciente que atualmente para manter a sobrevivência deve-se adaptar ao mercado que atuam, competindo entre elas os interesses dos consumidores, sobrevivendo e se mantendo mais preparados. Com as mudanças no mercado, o crescimento tecnológico e o aumento da crise financeira atualmente, as empresas tendem a se adequar aos seus consumidores. Diante dessa realidade as micro e pequenas empresas, para se conservarem no mercado, acreditando que o investimento no marketing tradicional pode ser alto e causa uma grande despesa financeira, a adoção do marketing digital se torna uma ótima opção com custo baixo.

INTRODUÇÃO

A importância do marketing digital para pequenas empresas é algo que deve ser conhecido a fundo nos dias atuais, esse conhecimento fará toda diferença para o pequeno negócio.

O mercado está abundantemente competitivo, os consumidores estão cada dia mais exigentes em busca de empresas que melhor os atendam em suas necessidades, procurando sempre ofertas de produtos de boa qualidade com acessíveis preços. Sendo assim, as empresas se sentem obrigadas a se ajustarem ao mercado e atender os desejos de seu público-alvo, tendo como obrigação a criação de estratégias que sejam capazes de fazer com que elas se destaquem no mercado e consigam competir com empresas de qualquer dimensão.

Para alcançar seu objetivo, é muito importante conhecer o marketing e suas ferramentas para conseguir espaço no mercado e adquirir visibilidade diante de seus consumidores, afetando assim a concorrência, já que o marketing é uma ferramenta de instrumento para as ações estratégicas como também pode fazer a diferença internamente na empresa para que se conserve estável e ativa no mercado atingindo a maturidade.

1. JUSTIFICATIVA

Mesmo com todos os benefícios existentes, as micro e pequenas empresas não tem cultura de planejamento na área de marketing, na verdade ficam receosos pois acreditam que este tipo de plano tem uma complicada implementação e que pode ter um alto investimento. Com o aumento do uso da internet e as mudanças no mercado, vem se formando uma nova classe de clientes, com isso além de necessário o investimento em Estratégias de Marketing Digital está cada vez maior nas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), observando a necessidade de relacionar-se mais intimamente com o consumidor. Então, qual a importância do Marketing Digital nas Micro e Pequenas empresas no mercado atual?

1.2 OBJETIVO DA PESQUISA

Analisar o uso do Marketing Digital nas Micro e Pequenas Empresas.

Avaliar a evolução das inovações e identificar as ferramentas de Marketing Digital utilizadas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O MARKETING DIGITAL

O marketing digital está se tornando cada dia mais importante para os negócios e para as empresas. Não por uma questão de tecnologia, mas uma mudança no comportamento do consumidor, que está utilizando cada vez mais a Internet como meio de comunicação, informação, relacionamento e entretenimento. O consumidor busca informações relevantes sobre produtos e serviços, não somente para encontra-los, mas principalmente para conhecer as experiências de outros consumidores (TORRES, 2010).

O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de um ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor (TORRES, 2010).

Para Ribeiro (2010) “a quota de mercado alocada à publicidade e marketing nas plataformas digitais vai continuar a crescer fortemente nos próximos anos. O primeiro motivo deste crescimento tem a ver com os já referidos crescimento da audiência e tempo de permanência dos utilizadores que vão aumentar e levar, como temos vindo a assistir, a um maior investimento das marcas nos meios digitais”.

Souza (2012) mostra que, “atualmente, o marketing digital é a melhor maneira que as pequenas empresas podem pagar. Muitas dessas empresas ainda não possuem sites ou tem e os clientes não sabem. O marketing digital irá posicionar seu site nas primeiras posições, o que irá torná-lo mais visível aos mecanismos de busca e levar e possíveis clientes a empresa. As empresas devem investir em pesquisa e desenvolvimento (P & D), esta é a única maneira de inovar, o que permitirá a partir da concorrência sobreviver no mercado. O cenário do marketing está mudando em um ritmo nunca visto antes”.

2.2 INOVAÇÃO DE MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Para um melhor aproveitamento da inovação do marketing digital é muito importante entender as tendências do mercado, as mudanças do mundo e observar essa nova forma de relacionamento e consumo das pessoas, procurando sempre atender suas necessidades e desejos.

Torres, (2009, p.67) afirma que “a inovação constante da internet torna difícil a definição de modelos, e há os que preguem que o ideal é não haver nenhum modelo, garantindo que você esteja sempre se adaptando à realidade e às mudanças. Na prática, no entanto, seja para fins didáticos seja para permitir a organização de ações efetivas de marketing, você tem que trabalhar com um modelo. Sem ele, o planejamento estratégico, tático e operacional se tornam inviáveis. Contudo, um modelo pode ser suficientemente flexível para sobreviver as mudanças das inovações e ainda assim cumprir sua função didática e operacional”.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Projeto elaborado através de pesquisa bibliográfica baseada principalmente em livros de autores da área de marketing, com um levantamento também de informações através de sites, blogs entre outros.

4. DESENVOLVIMENTO

O mercado se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com