TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing. Função de marketing

Seminário: Marketing. Função de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

- MARKETING

Omarketing é uma ferramenta bastante utilizada para auxiliar as organizações a se manterem no mercado conquistando fatias maiores de seu segmento, visando sempre aumentar o seu potencial competitivo, com o objetivo de suprir as necessidades e desejos dos consumidores.

O marketing é uma função muito importante para as organizações, atualmente o mercado em que estão inseridas anda cada vez mais competitivo, sofrendo mudanças rapidamente e com clientes cada vez mais exigentes. Também podemos dizer que é uma atividade, queconsiste no conjunto de instituições e processos de criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que têm valor para os clientes e sociedade como um todo.

A função Marketing ainda é vista por muitos gestores e empresários, como propaganda, publicidade e vendas, mais a sua abrangência é muito maior do que isso. Ela envolve a empresa como um todo, pois analisa o mercado, clientes fornecedores e todos os que trocam informações entre o ambiente e a empresa.

Marketing, definido basicamente como estudo do mercado, é um campo de estudo relativamente novo se compararmos com as outras áreas do conhecimento humano. Comércio é algo que existe há séculos, porém, foi com o advento da Revolução Industrial que estudos de mercado emergiram pela necessidade de industriais se adequarem a uma nova realidade, pois se até então produtores ofereciam e vendiam o que queriam e o que podiam num mercado de vendedores, com as novas técnicas de produção desenvolvidas pela Revolução Industrial, organizações produtivas passaram a oferecer uma maior variedade de produtos e mais tarde atender às necessidades de mercados que aos poucos se transformavam num mercado de compradores. Neste estágio, preocupações puramente de produtividade, de logística e de lucros, passaram a ser preocupações com a concorrência e o poder de barganha dos compradores que até então não possuíam.

Marketing, em sentido estrito, é o conjunto detécnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com