TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing. Conceitos de marketing

Tese: Marketing. Conceitos de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Tese  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 4

2. Marketing

Marketing começa com necessidades e desejos humanos. As pessoas necessitam de alimentos, ar, água, vestuário e abrigo para sobreviver. Além disso, têm forte desejo por recreação, educação, e outros serviços. Têm preferências marcantes por versões e marcas específicas de bens e serviços básicos.

Segundo (KOTLER, 2011, p 32.) “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

As necessidades e os desejos das pessoas de hora estão confusos. Em dado ano, 261 milhões de norte-americanos comem 67 bilhões de ovos, 2 bilhões de frangos, 5 milhões de secadores de cabelos, 133 bilhões de milhas de viagens aéreas domésticas e cerca de 4 milhões de conferências por professores universitários. Juntos esses bens e serviços geram uma demanda por mais de 150 milhões de toneladas de aço e 4 bilhões de toneladas de algodão. Estas são apenas algumas demandas expressas em uma economia de 6,7 trilhões de dólares.

Segundo COBRA (2000, pág.102) “Marketing é a atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca”.

É importante distinguir entre necessidades, desejos e demandas. Necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e autoestima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou empresas. Existem na delicada textura biológica e são inerentes à condição humana.

Para KOTLER (2011, p.27) “Desejos são carências por satisfações especificas para atender as necessidades”.

Desejos são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Um norte-americano precisa de alimento e deseja um hambúrguer, batatas fritas e uma Coca-Cola. Em outra sociedade, essas necessidades podem ser satisfeitas diferentemente. Uma pessoa faminta na ilha Maurício pode desejar mangas, arroz, lentilha e feijão. Embora as necessidades das pessoas sejam poucas, seus desejos são muitos. Os desejos humanos são continuamente moldados e remoldados por forças e instituições sociais, incluindo igrejas, escolas, famílias e empresas.

Demandas são desejos por produtos específicos, desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra. Muitas pessoas desejam uma Mercedes; apenas algumas estão habilitadas e dispostas a comprá-lo. Por conseguinte, as empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas, o mais importante, quantas realmente estão dispostas a e habilitadas a comprá-lo.

Essas distinções põem abaixo as acusações de críticos de marketing de que “os profissionais de marketing criam necessidades” ou que “marketing induz as pessoas a comprar coisas que não desejam”. Os profissionais de marketing não criam necessidades: elas já existiam antes deles. Os especialistas de marketing, junto com outras forças sociais, despertam e influenciam os desejos. Podem promover a ideia de que um Mercedes poderia satisfazer a necessidade de alguém por status social. Entretanto, não criam a necessidade por status social. Influenciam a demanda ao oferecer o produto apropriado, atraente, adquirível e facilmente disponível aos consumidores alvos.

Complementando essa ideia, LEVY (2002, p.10), afirma que, “O marketing é uma função essencial em qualquer empresa e quanto maior seu êxito nela, tanto mais seus negócios vão prosperar”.

De acordo com a American Market Association, marketing é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com