TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing politico

Por:   •  4/6/2015  •  Artigo  •  3.544 Palavras (15 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 15

        

A Importância Do Marketing Politico Nas Campanhas Eleitorais

Resumo

Marketing Politico Digital, é uma união entres as ações tradicionais de marketing com o marketing digital, significa que a utilização da internet é o canal direto de propagandas.

Muitos políticos possuem perfil em sites e redes sociais, nunca existiu uma estratégia de marketing digital com um planejamento realizado diretamente pela internet.

É Sabida a dificuldade em fidelizar e conquistar os eleitores nos dias atuais onde todos estão desacreditados da politica brasileira. Os eleitores passam por uma rejeição absoluta a qualquer assunto relacionado á politica é já não respondem mais as mídias tradicionais.

Sabendo–se da necessidade de uma maior aproximação entre eleitores e candidatos, e o crescente uso da internet no Brasil, este artigo mostrará como utilizar este meio para conquista e fidelizar os eleitores.

O marketing Digital é um relacionamento duradouro e satisfatório com o publico alvo da politica.

A imagem do candidato não se constrói em uma úmida mídia. É preciso acompanhar, inovar a evolução digital e tirar o máximo de proveito para promoção da marca do politico.

Às vezes não parece, mas o objetivo do marketing politico é cultivar e entusiasmar a população a escolher um partido e candidatos.

O objetivo deste artigo e também demonstrar formas precisas de vender a imagem do candidato, fidelizando seus clientes e mantendo um relacionamento continuo entre eles.

Introdução

Marketing, inovação e comunicação estratégia na sequência, destacam-se a metodologia. O presente trabalho trata de um estudo sobre os procedimentos utilizados que influenciaram a forma de pesquisar estratégia de comunicação e inovação no Marketing analisa o eleitorado Brasileiro no que diz respeito.  

O primeiro caso registrado, oficialmente, de uso do marketing politico foi em 1952, para a campanha presidencial do general americano Dwight Eisenhower (1890 - 1969). Neste ano o general contratou a agencia publicitaria BBDO para auxilia-lo em sua campanha. A BBDO inicialmente se encarregava de adaptar a linguagem de Eisenhower para o radio e televisão, pois a mídia eletrônica havia se tornado muito importante no jogo democrático.

Sua equipe de marqueteiros percebeu que era necessário criar um novo perfil do candidato para vender ao seu eleitorado a ideia que Eisenhower não era apenas um general renomado que colhia os frutos de suas glorias da segunda guerra mundial. Mas sim presidente que plantaria glórias no futuro americano.

A estratégia criada pela equipe da BBDO deu certo, e Eisenhower não só foi eleito naquelas eleições como reeleito em 1956.

[pic 1]

Para entendermos realmente o marketing politico devemos voltar ate os gregos que mesmo sem muita técnica e nem conhecimento a respeito deram inicio ao processo do marketing politico.

Na Grécia antiga os políticos dedicavam-se muito a discursos, o que e extremamente necessário para convencer seus eleitores.

[pic 2]

No Egito os faraós utilizavam grandes obras como a esfinge de gize para aumentar sua popularidade.

[pic 3]

(observatório da imprensa. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-longa-historia-do-marketing-politico acesso em: 04/12/2014)

Segundo Figueiredo (2000, p.14) “o marketing político como um conjunto de técnicas e procedimentos cujo objetivo é avaliar, através de pesquisas qualitativas e quantitativas, os humores do eleitorado para, a partir daí, encontrar o melhor caminho para que o candidato atinja a maior votação possível” com base no pensamento de Figueiredo, podemos perceber que o marketing politico é muito mais amplo e complexo do que pensamos. ‘e exigida uma sequencia baseada em uma constante analise de clima e de opinião, que se baseia na analise da popularidade de seus adversários. É fundamental o uso de pesquisas quantitativas e qualitativas, para que seus dados sejam analisados e processados para a definição da melhor estratégia a ser seguida.

A definição dos meios de comunicação aplicados, com o intuito de melhor alcançar o objetivo traçado.

Verificamos que este conjunto de ações causa um grande impacto no resultado final das eleições.

(marketing político manhanelli. Disponível em: http://marketingpolitico-manhanelli.blogspot.com.br/2010/11/o-conceito-de-marketing.html acesso em: 04/12/2014)

Segundo (Raimar Richers, 1981) “marketing é a intenção de entender o mercado”.

Com base no pensamento de Raimar Richers, podemos ver que o marketing é mais amplo que apenas uma ferramenta que aperfeiçoa a venda. O marketing em si é um estudo que visa identificar, desenvolver e servir a procura. Sua amplitude se aplica a diversas áreas incluindo a política e eleitoral.

Conceito

A principal tarefa de um político é suprir o que seus eleitores necessitam, segundo a plataforma de seu partido politico e as necessidades gerais da sociedade. Conclui-se que a política está diretamente ligada à promoção de interesses e valores.
Entende-se como legitimidade fundamental para a prática da política. A principal tarefa de um político é suprir o que seus eleitores necessitam, segundo a plataforma de seu partido politico e as necessidades gerais da sociedade. Conclui-se que a política está diretamente ligada à promoção de interesses e valores. Entende-se como legitimidade fundamental para a prática da política, deve-se entender o processo pelo qual os eleitores ou os governados consideram os valores políticos compatíveis com seus valores. Trata-se do caminho para chegar à posição de mando e conquista.

O marketing político, entendido como o esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores, é o caminho indicado e seguro para o triunfo de quem deseja lutar na política.

As técnicas do marketing políticos é decorrência da própria evolução social. O conflito de interesses; as pressões sociais; a quantidade de candidatos; a segmentação; o fortalecimento dos grupos de pressão, a decadência da sociedade coronelista nos pais.

A urbanização, a indústrias ação; os novos valores ditados pela indústria cultural e o crescimento vegetativo da população constituem entre outros, os elementos determinantes da necessidade da utilização dos princípios do marketing aplicado a politica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (333 Kb)   docx (940.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com