TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Estacas Strauss

Estacas Strauss foram projetadas, como alternativa às estacas pré-moldadas cravadas por sonda de percussão, devido ao desconforto causado pelo processo de cravação, tanto a vibração, quanto ao ruído.

A estaca Strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada da seguinte forma:

• Com um soquete é iniciado a perfuração até a profundidade de 1 à 2.00m através de golpes por percussão, furo este que servirá de guia para a introdução do primeiro tubo dentado na sua extremidade inferior chamado de "coroa". Introduzido a coroa, o soquete é substituído pela sonda ou conhecida também como piteira, a qual por golpes sucessivos também através de percussão vai retirando o solo interno do tubo com auxilio de adição de água até um comprimento mínimo abaixo da coroa, para que se possa introduzir outro tubo rosqueando-o na extremidade superior da cora esse procedimento repete-se até atingir uma camada compatível com a carga projetada. Após atingir a camada é feita uma limpeza com a própria sonda para remover a lama provocada pela escavação na extremidade inferior do furo.

• Na concretagem, a sonda é substituída pelo soquete. É lançada concreta no tubo em quantidade suficiente para se ter uma coluna de aproximadamente 5,00 metros. Sem puxar a tubulação, aplica-se o concreto formando uma espécie de bulbo. Para a execução do fuste, o concreto é lançado dentro da tubulação e, à medida que é apiloado, esta vai sendo retirada com o emprego do guincho. Esta operação é realizada simultaneamente, para se evitar secção da estaca, que pode ocorrer caso a tubulação seja puxada e o concreto não esteja apiloado. Para a garantia da continuidade do fuste, deve ser mantida, dentro da tubulação durante o apiloamento, uma coluna de concreto suficiente para que o mesmo ocupe todos os espaços perfurados e eventuais vazios no subsolo. Desta forma, o pilão não tem possibilidade de entrar em contato com o solo da parede da estaca e provocar desbarrancamento e mistura de solo com concreto, o que pode comprometer a resistência da estaca. A concretagem é feita até um pouco acima da cota de arrasamento da estaca, deixando-se um excesso para o corte da cabeça da estaca. O concreto utilizado deve consumir, no mínimo, 300 quilos de cimento por metro cúbico. É importante frisar que a coluna de concreto plástico dentro das tubulações, por seu próprio peso, já tende a preencher a escavação e contrabalançar a pressão do lençol freático, se existente.

• A operação final será a colocação dos ferros de espera para amarração aos blocos ou baldrames, sendo colocados 4 ferros isolados, com 2 metros de comprimento, que são simplesmente enfiados no concreto. Os ferros servirão apenas para ligação da estaca com o bloco ou baldrame, não constituindo uma amadura propriamente dita. Quando houver necessidade de colocação da armadura para resistir a esforços outros que não o da compressão, devem ser armadas adequadamente.

O revestimento integral assegura a estabilidade da perfuração e garante as condições para que não ocorra a mistura do concreto com o solo ou o estrangulamento do fuste da estaca. No caso de estacas armadas, a armadura é inserida antes dos procedimentos de concretagem.

Esse tipo de estaca possui diversas vantagens em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com