TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeira

Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Matemática Financeira

Estudamos a matemática financeira, porque ela pode será maior ferramenta para nossa tomada de decisão no dia-dia.

“Por impulso”, o mercado está estruturado para vender cada vez mais rápido e cada vez mais coisas para nós consumidores. E nem sempre as operações são claras e nem vem explicadas, com essas situações nem nós consumidores sabemos o que é melhor para nós, e assim acabamos por gastar nosso dinheiro e nem sabemos onde. É por isso que s cálculos financeiros são uteis, pois nos ajudam a fazer bons negócios e economizar nosso dinheiro.

Todos os componentes de uma operação, seja juros simples, juros compostos têm nome:

- Valor Presente (Pn)

- Taxa de Juros (I)=(i)

- Período de Tempo (n)

- Valor futuro (Fn)

Lembrando que o I maiúsculo é a taxa de juros periódica que geralmente está relacionada a uma forma de incidência, que pode ser diária, semanal, quinzenal, semestral, anual e outros. Que expressa forma percentual.

Exemplo: 2%

A letra i minúscula indica que a taxa I foi dividida por cem, (2/100) que é igual 0,02.

Os principais itens comuns tanto aos juros simples quanto aos juros compostos:

- Fórmula: ao se trabalhar com fórmulas, taxa de juros deve ser expressa e sua forma centesimal i.

- Valor dos Juros: juros incidem sobre o saldo devedor do período anterior. Uma parcela de juros é obtida pela multiplicação do valor Presente P, ou de origem pela taxa i e pelo tempo n.

- Valor futuro Fn: O montante pago/recebido em n período compostos pelo valor presente P, ou de origem, mais os juros.

- Capitalização: Quando o período de capitalização dos juros for igual a 1, os sistemas de juros simples e compostos apresentarão o mesmo valor futuro F1.

O aprendizado da matemática financeira não está necessariamente condicionado à utilização de um instrumento programável de cálculo. A essência dos cálculos pode e deve ser absorvida no decorrer da obra, mas sua operacionalização se torna mais simples com o uso da tecnologia disponível. Os instrumentos de cálculo mais comuns são as planilhas, calculadoras e uma imensa variedade de softwares financeiros. Um exemplo é a calculadora HP12c.

Ela foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981 para substituir as calculadoras HP38E e HP38C. Diferentemente das calculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método Notação Polonesa Inversa, (RPN na sigla em inglês, de Reverse Polish Notation), que permite uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação e melhor utilização da memória.

A HP 12C é uma calculadora programável, e permite que se instalem programas para séries de cálculos repetitivos, equações e outros aplicativos. No modo "RUN" serão introduzidas as variáveis seguidas da instrução de execução "R/S". A mudança para o modo de programação se faz com o uso da função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com