TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrix BCG

Resenha: Matrix BCG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Procurar três empresas de sua cidade ou da região e identificá-las com nome e ramo de

atividade. As empresas podem ser escolhidas dentre aquelas em que os membros do grupo

trabalham.

A Matriz BCG possui duas dimensões: crescimento e participação relativa de mercado, que é a comunicação da organização em relação a do seu concorrente.

Desta forma, os serviços são posicionados na matriz e classificados como:

a) Ponto de Interrogação: possui altos investimentos e apresenta baixo retorno com baixa participação de mercado. Temos definido como ponto de interrogação o coaching que é um serviço individual, orientativo, em que completamos o conhecimento dos colaboradores da organização sobre assuntos específicos. Buscamos com o coaching mudar a participação de mercado desse serviço prestado, pois estando em um mercado de alto crescimento, podemos torná-lo um serviço estrela;

b) Estrela: têm como característica serem líderes de mercado, exigindo grandes investimentos e gerando receita. Possuímos como estrela o serviço de Recrutamento e Treinamento de pessoal que consiste no levantamento e análise de perfil de cargos e de profissionais para atender as necessidades de nossos clientes. Entretanto, devemos manter essa participação de mercado, pois podemos virar vaca leiteira no futuro;

c) Vaca Leiteira: é a sustentação da organização, os lucros são altos e como o crescimento do mercado é baixo, não é necessário muito investimento. A nossa vaca leiteira é a consultoria em gestão empresarial, que têm como objetivo diagnosticar e solucionar possíveis problemas ocorridos nas empresas onde prestaremos consultoria;

d) Cachorro: devem ser minimizados e muita das vezes até evitados. Se for viável a sua recuperação, deve-se investir. Temos definido como cachorro a palestra, pois é um serviço procurado pelos nossos clientes, apesar de não trazer muito retorno, é importante mantê-lo para garantir a satisfação dos mesmos.

2.1.5 Definição da Estratégia Genérica

O sucesso de uma organização depende consideravelmente da habilidade dos administradores em elaborar e implantar estratégias eficazes. Empresas que possuem vantagem competitiva sobre seus concorrentes, normalmente têm um entendimento melhor sobre o que seus clientes preferem, e com isso sabem como criar valor, quem é o concorrente e como ele se comporta.

Levando-se em conta que toda empresa está exposta às forças que agem sobre ela, é evidente que será influenciada na execução de suas atividades. É necessário criar um sistema de defesa para combater as forças atuantes, para conseguir vencer a concorrência e atender as expectativas do mercado.

Analisando que uma empresa está sujeita à ação direta das cinco forças competitivas (entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, fornecedores e rivalidade entre os atuais concorrentes). Na visão de Porter (2004, p.36), “ao enfrentar as cinco forças competitivas, existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem-sucedidas para superar as outras empresas em uma indústria: liderança no custo total, diferenciação e enfoque.”

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com