TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Matrix

Tese: Filme Matrix. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  Tese  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

Elabore um resumo crítico acerca do filme matrix, produção estadunidense-australiana, dirigida pelos irmãos Warchowiski em 1999.

O filme Matrix conta uma história como se o mundo fosse dominado por máquinas após uma guerra entre máquinas e humanos, sendo que os humanos perderam a guerra e as máquinas usam os humanos como baterias para seu funcionamento. Vendo as máquinas que os humanos morriam sem um cérebro e que os cérebros precisavam estar ativos para o bom funcionamento dos corpos (baterias), as máquinas criaram uma realidade virtual chamada Matrix, onde todos os humanos utilizados como bateria estavam conectados e não sabiam que eram baterias. O filme faz quem assiste pensar sobre o assunto trazendo para a realidade, como se fosse verdade que todos estivéssemos realmente numa Matrix. Há o Liu Cypher (Lúcifer), Trinity (Trindade), Neo (Novo [testamento]), Morpheus (Mudança), que se encaixam em todo contexto do filme. Há três personagens principais, o Neo, a Trinity e o Morpheus, que permanecem ligados desde o início até o fim da trilogia. O Neo é o escolhido, é aquele que consegue mudar a "realidade" (matrix). Ele tem contato direto com o criador da Matrix antes do fim da trilogia, e é assim que ele consegue a nova aliança entre homens e máquinas. Neo e Trinity se apaixonam, de forma que um salva o outro diversas vezes e, quando o Neo morre na Matrix a Trinity o traz de volta, sendo que ele retorna mais forte do que era, sem estar preso às limitações da Matrix. É um filme com muita luta muitos tiros e muita ação. O filme também possui muitas indagações como o que é realidade? Existe destino, predestinação? Existe escolha? O que realmente sabemos? O que é que parece que sabemos? O que importa para a vida poder ter um sentido? Até que ponto somos livres, até que ponto somos manipulados? Qual é a diferença entre loucura e sanidade? Entre estar acordado e estar dormindo? A que necessidade serve a droga? E outras muitas questões, que preocupam a humanidade.

Questão 2

Construa uma argumentação sobre o filme, de modo a fazer as devidas relações estabelecidas entre a obra cinematográfica e os mitos da linha dividida e o da caverna, tal como estabelecido na filosofia socrática-platônica.

De acordo com filme Matrix podemos traçar uma relação com a filosofia socrático-platônica, a começar pelo mito da caverna que traduzida por Platão seria um grupo de prisioneiros confinados, desde o seu nascimento, no interior de uma caverna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com