TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz BCG a Gol

Tese: Matriz BCG a Gol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  Tese  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 2

6) A Gol iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001, a média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu atingindo 70% apenas um ano depois. Hoje a Gol tem vantagem sobre as concorrentes por já ter iniciado suas atividade com o modelo low cost, low fare. Isso lhe dá uma enorme vantagem sobre seus oponentes.

Segundo a matriz BCG a Gol no início seria “pontos de interrogação” e atualmente encontra-se na posição de “Vacas leiteiras” pois possui uma alta taxa de participação de mercado em um mercado com baixa taxa de crescimento.

E segundo a Matriz GE/McKinsey a Gol ocupa uma posição média, optando investir seletivamente.

As empresas de ônibus tiveram que rever os preços das suas passagens, baixando significativamente, pois com o preço que a Gol oferece nas passagens com suas aeronaves é quase igual. Com isso os passageiros acabam optando pelo transporte aéreo, pela sua praticidade, conforto sem falar na rapidez.

7) A Gol estabeleceu no Brasil um novo conceito de aviação civil, permitindo maior acesso a esse tipo de serviço as classes menos favorecidas por oferecer tarifas mais baratas. No entanto a concorrência percebeu que com os preços acessíveis estava perdendo clientes e assim participação de mercado, logo os concorrentes responderam a isso, baixando também suas tarifas com promoções tão baratas quanto as ofertadas pela Gol e além disso com os já tradicionais serviços, estabelecendo assim uma das forças de Porter :Rivalidade entre concorrentes e permitindo ainda que os clientes tivessem a opção de escolha, que norteia também outro princípio, que é o poder de barganha dos clientes. Os baixos custos das passagens aéreas possibilitados pela redução de serviços tidos como exclusivos para clientes que optassem por viajar de avião, fez com que empresas de ônibus mudassem suas frotas, colocando serviços exclusivos e muitas vezes até melhor que os ofertados pelas companhias aéreas. Assim, os serviços rodoviários se tornaram uma ameaça de produto substituto para a aviação, sendo assim a terceira força de Porter. Com esse novo conceito de voar, a Gol possibilitou que novos empresários percebessem um mercado que até então era pra poucos, uma vez que para se criar uma empresa de aviação, deve-se investir grandes quantias monetárias. Com esse novo modelo, os investimentos continuam altos, porém mais viáveis aumentando a ameaça de novos entrantes. E para finalizar, a atuação da Gol com os fornecedores no momento inicial da empresa estabelecendo contratos e leasing, minimizando o poder de barganha dos fornecedores e as possíveis falhas deles, concluem as cinco forças de Porter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com