TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Bcg

Dissertações: Matriz Bcg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 2

A Matriz BCG ou Matriz de Crescimento/Participação foi desenvolvida pelo Boston Consulting Group e serve para analisar a participação relativa de uma empresa versus a taxa de crescimento do mercado em que a empresa está inserida.

Vamos entender um pouquinho mais sobre esta ferramenta de análise?

Os círculos brancos numerados de 1 a 8 representam o tamanho da empresa e a posição que ocupa no mercado. Quanto maior o círculo maior o faturamento da empresa e a posição na matriz representa sua situação atual no mercado onde está inserido.

O eixo de Taxa de Crescimento representa o crescimento anual de determinado mercado, por exemplo, a taxa de crescimento do mercado de venda de automóveis no Brasil.

O eixo de Participação Relativa de Mercado refere-se a qual a sua posição relativa no mercado quando comparada com a do líder do segmento. Para entender mais clique aqui.

A Matriz BCG é dividida em quatro quadrantes, sendo eles:

Pontos de Interrogação: são empresas que estão em um mercado com altas taxas de crescimento, mas com baixa participação relativa. Normalmente são empresas que acabaram de abrir e necessitam de altos investimentos para acompanhar o mercado de alto crescimento e porque a empresa deseja assumir a liderança de mercado.

Estrelas: se a empresa que era ponto de interrogação for bem sucedida vira estrela. É a empresa líder de um mercado com alto crescimento. Ainda necessita de altos investimentos para repelir os concorrentes.

Vacas Leiteiras: se a empresa continua com alta participação relativa e o mercado amadurece e passa a ter taxas de crescimentos inferiores a 10% ao ano, trata-se de uma empresa vaca leiteira. A empresa deste tipo tem alta lucratividade, e apresenta boa margem de contribuição. Não necessita de muitos investimentos. Se a empresa perder participação de mercado relativa pode virar animal de estimação.

Animais de Estimação: são empresas com baixa participação relativa de mercado em mercados com baixas taxas de crescimento. Normalmente são empresas que apresentam sérios problemas de liquidez e o proprietário deve se questionar se vale a pena manter este negócio.

Em cada um dos tipos de empresas citados acima, você empresário, deverá ter um tipo de postura: construir e investir (aumentar partipação de mercado), manter (preservar participação), colher os frutos e abandonar respectivamente.

E sua empresa, em que quadrante está? Faça a análise e reavalie seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com