TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Swot

Ensaios: Matriz Swot. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 4

Oportunidade e Ameaças (Micro e Macro Ambiente)

Dentro do mercado de pet shop o que dá um maior lucro é venda de rações , mas não podemos esquecer que o foco do pet shop é voltado para banho e tosa e que a comercialização de produtos é uma atividade secundaria. A intenção da analise de ameaças e oportunidades é identificar o posicionamento do negocio no mercado, as oportunidades e ameaças são fatores externo, ou seja, são fatores que a empresa não tem como controlar, mas que influenciam diretamente no mercado ou na dinâmica, são eles;

1. Fatores demográficos: conforme pesquisa do IBGE o Brasil tende a se torna um pais de idosos, ou seja, daqui a alguns teremos mais idosos e a maioria mulher, pois mulher por habito costuma se cuidar, ir ao médico muito mais que os homens, logo, será um número maior de mulher e a maioria serão viúvas, pois como já dito seus respectivos maridos tende a morrer antes, seus filhos se casaram e esses idosos tendem a suprir sua carência de companhia através dos animais de estimação.

2. Fator econômico: no momento estamos vivendo a euforia dos lucros gerados pelos pets shop é uma febre de mercado, onde posteriormente com o excesso de oferta o consumidor passa a ter mais opções e ficar mais exigente.

3. Aspectos legais: para abrir um pet shop é necessário a sua legalização e para isto a lei é muito exigente e deve ser providenciados uma serie de documentos, documentos este que pode adiar a abertura do seu negocio por um ano ou mais, pois depende de órgão do governo que o prazo para a emissão de documentos pode levar até seis meses.

As variáveis citadas acima pertencem ao macroambiente, todas as condições que compõe o macro ambiente deve ser levada em consideração no momento da tomada de decisão, são condições que oscilam o tempo todo e por tanto devemos ficar atento a elas nos mantendo sempre atualizados.

As organizações são também conhecidas como sistemas, o qual pode ser definido, conforme Chiavenato(2003) como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo específico.

Os sistemas possuem fluxos de informações, materiais que possuem como procedência de um ambiente, que equivale as entradas, passa por um processo de transformação dentro de um sistema e geram as saídas.

As organizações estão inseridas em um ambiente e necessitam dele para se manter e completar o ciclo de um sistema, que necessita tanto do ambiente interno (microambiente) como do ambiente externo (macroambiente) para alcançar seus objetivos.

O microambiente das organizações, conforme Chiavenato (2003) é aquele que se refere ao ambiente mais próximo e imediato de cada organização, sendo que cada uma possui o seu próprio e particular ambiente de tarefa que constitui o nicho onde desenvolve suas operações. Cada organização possui o seu próprio e específico microambiente como nicho de suas operações.

Variáveis do Microambiente

1. Clientes: Consomem os produtos e normalmente trabalham com um preço mínimo e o máximo que vai pagar por determinado produto ou serviço.

2. Fornecedores: Quem fornecerá produtos e matéria prima, proporcionando assim os recursos necessários para a sua empresa atenda as necessidades dos seus clientes.

3. Concorrentes: você precisa conhecer seus concorrentes, ir até a sua loja verificar qual o diferencial competitivo, e sempre lembrar que nos tempos atuais não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com