TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Swot

Trabalho Escolar: Matriz Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  6.012 Palavras (25 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 25

2 – SOLUÇÃO DO CASO

2.1 – PRIMEIRO DESAFIO – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Nos tempos atuais, é muito importante, estudar e acompanhar constantemente o comportamento dos consumidores, com isso o setor de marketing os gestores empresariais podem visualizar oportunidades e ameaças aos seus negócios com a aceitação ou recusa dos seus clientes.

Efetuando uma análise do comportamento dos consumidores, podemos traçar uma melhor estratégia no lançamento de novos produtos, sua divulgação, qual setor atingir, conseguindo com isso maior vantagem competitiva. Para isso, precisamos conhecer as variáveis de cada fator, para utilizá-las como forma de motivar, fidelizar e cativar ainda mais o consumidor.

Essas variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor são:

Fator Cultural, o convívio cultural é visto como a personalidade de uma sociedade evidenciando e assimilando aprendizados, valores percepções e preferências de uma organização ou sociedade. Nela incluem-se grupos com seus próprios modos de comportamento, e classe social, que são pessoas com valores, interesses e comportamentos similares. Assim, um entendimento das várias culturas, de uma sociedade, ajuda os profissionais de marketing a prever a aceitação dos seus produtos/serviços pelo consumidor.

Os valores culturais são intensos, portanto, através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado. Assim sendo, os profissionais de marketing têm maior probabilidade de sucesso quando agradam aos valores culturais de grupos.

Fator Social, Determinados fatores como os grupos de referência, família, amigos, papéis sociais e status exercem alto grau de influência sobre as pessoas.

Do ponto de vista de marketing os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação (SHIFFMAN & KANUK, 2000).

Uma das principais variáveis dos fatores sociais são os grupos de referência e os mesmos se dividem em primários (família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho), secundários (grupos religiosos e profissionais de classe), aspiração (grupos onde a pessoa espera pertencer) e dissociação (grupos com valores ou comportamentos que a pessoa rejeita). Dentre os grupos de referência, salienta-se que talvez o grupo familiar seja o mais importante determinante de comportamento do consumidor, devido à estreita e contínua interação entre os seus membros.

Uma pessoa participa de muitos grupos e a posição dessa pessoa em cada grupo pode ser definida em termos de papéis e status. Dependendo da atividade que uma pessoa possui ou desenvolva ela possui mais status que outras, sendo assim as pessoas escolhem produtos que comunicam seus papéis e status na sociedade.

Fator Pessoal, as necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer essas necessidades mudam de acordo com as influências, mas a pesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal é um ponto de partida útil para identificar de que maneira as necessidades mudam, para assim, utilizar disso como boas influências no processo de compra.

Cada consumidor reage de forma distinta sob estímulos idênticos. A estrutura do conhecimento opinião ou crença, acerca do ambiente e de si próprios, leva os consumidores a agir cada um de maneira desigual. Pessoas originárias da mesma subcultura, classe social e ocupação podem ter diferentes estilos de vida, portanto, tipos de consumos diferentes. Ao profissional de marketing, exige-se, está atento as características de seus clientes para assertividade no ataque dos mesmos.

Fator Psicológico, o entendimento do comportamento humano se faz através do diagnóstico de suas necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas. As necessidades psicológicas surgem de estados de tensão psicológicos, como necessidades de reconhecimento, valor ou integração.

Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir, a maneira como ela age é influenciada pela percepção que ela tem da situação.

Fator Motivação, uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.

Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força interior. Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.

Tomando a motivação para o âmbito da influencia no ato da compra, vê-se que, para que o processo de compra aconteça com melhor precisão é preciso que o consumidor esteja motivado a comprar ou que a compra lhe traga essa motivação.

O processo de Desenvolvimento de Produtos/Serviços é um dos mais importantes para o bom andamento da empresa, e por meio dele que a empresa cria novos produtos/serviços mais competitivos e em menor tempo atendendo a constante evolução do mercado.

A maioria das empresas usa a abordagem de desenvolvimento de produto e processo onde os elementos críticos da estratégia – um plano para tecnologia e um plano para produto/mercado – são somente relacionados em projetos individuais. Esta abordagem é denominada de Convencional para Desenvolvimento de Projetos.

Suas etapas podem ser visualizadas conforme o quadro abaixo:

Desta forma, através de pesquisas e experiências do Plano de Desenvolvimento de Produtos em empresas, torna-se necessário uma estrutura de estratégia de desenvolvimento mais abrangente, que forneça fundamentos mais seguros para projetos individuais.

Esta estrutura deve possuir as quatro propostas principais da estratégia de desenvolvimento:

Criar, definir e selecionar um conjunto de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com