TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Central De BH

Casos: Mercado Central De BH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Por se tratar de um tema muito extenso, para melhor entendimento, o trabalho é dividido da seguinte maneira: Sua história, a grande diversidade de produtos, cultura e religiosidade; criticas e problemas e possíveis soluções que serão mostradas a seguir.

Em meados de 1929 surgiu na capital mineira um Centro de Distribuição hortifrutigranjeiro devido à necessidade de compra de algumas mercadorias, que somente eram encontradas naquele polo. Com o auge do comercio no local, a prefeitura quis tomar o terreno, pois viu ali uma grande fonte de renda. Vendo a necessidade de manter o negocio, os proprietários das barracas, uniram-se em um projeto de compra do terreno e tornaram-se associados, sem fins lucrativos. Mas para isto, era preciso um galpão coberto no prazo de cinco anos ou então seriam obrigados a entregar o terreno à prefeitura.

Seguindo a globalização, as antigas barracas, são hoje 400 lojas com os mais diversos produtos, principalmente laticínios e artesanato.

Com o crescimento do local e número de visitantes que chegam atualmente a 27 mil ao dia, viu-se a necessidade da ampliação do estacionamento que comporta apenas 400 vagas.

Para atender as demandas dos clientes, propomos um projeto de ampliação vertical do estacionamento, aumentando assim 1200 vagas, além da possibilidade de um espaço gourmet.

ABSTRACT

Because it is a topic too long , for better understanding, the work is divided as follows: Its history , the great diversity of products , culture and religion , and critical issues and possible solutions that will be shown below .

In mid- 1929 came in Belo Horizonte a Distribution Center vegetables, fruits and farm due to the need to purchase some goods , which were only found in that polo . With the rise of trade in place , the city wanted to take the land because he saw there a great source of income. Seeing the need to keep the business , the owners of the stalls , have teamed up on a project of buying the land and became associated nonprofit . But for this, it took a covered shed within five years or so would be required to surrender the land to the city .

Following globalization, the old stalls are now 400 shops with various products, mainly dairy and crafts .

With the growth of the site and the number of visitors that has now reached 27.000 a day , he was the need to expand the parking lot that holds only 400 seats .

To meet the demands of customers , we propose a project to expand the vertical parking , thereby increasing jobs in 1200 , and the possibility of a gourmet .

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo ou finalidade detectar, analisar e corrigir problemas existentes na empresa abordada, sendo nesse caso, o Mercado Central de Belo Horizonte e para tanto, realizamos uma pesquisa de campo.

A empresa a ser estudada foi fundada em 7 de setembro de 1929 pelo prefeito Cristiano Machado,sendo denominada Mercado Municipal de Belo Horizonte, com localização na área central da cidade, ficando conhecido mais tarde como Mercado Central.

Ocupando uma área de extensão de 14.000m2, que antes era um aglomerado de barracas de madeira, hoje tornou-se um de nossos maiores pontos turísticos conhecido até no exterior. Famoso por sua variedade de produtos, é muito freqüentado por apreciadores de boa comida mineira, de animais de estimação e artesão que buscam suas matérias-primas.

Por ter se tornado tão conhecido dentro e fora do país, possui hoje um serviço de passeio turístico com guias bilíngües que recebe escolas e turistas de todo o mundo.

Como no mês de setembro completa seus 84 anos, o Mercado Central com um planejamento de marketing estratégico, sorteou um carro 0Km para seus clientes que fizeram compras acima de R$150,00 em suas lojas , o que aumentou consideravelmente as vendas em geral.E devido ao sucesso de sua estratégia o Conselho do Mercado já pensa em repetir a dose no Natal.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

História

O nascimento do Mercado Central de Belo Horizonte

por Isabella Magalhães e Renato carvalho

Belo Horizonte era uma jovem cidade de 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, num só local, os produtos destinados ao abastecimento dos seus 47.000 habitantes. Havia, nessa época, duas feiras: a feira da Praça da Estação e a feira da praça da atual rodoviária. Foi assim que o Mercado Central nasceu, em 07 de setembro de 1929. O prefeito Cristiano Machado reuniu os feirantes num terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, centralizando o abastecimento da cidade. As barracas de madeira se enfileiravam nos 14.000 m2 do terreno descoberto, circundado pelas carroças que transportavam os produtos.

O Mercado, então Mercado Municipal de BH, com sua atividade intensa e movimento alegre, funcionou até 1964, quando o então prefeito Jorge Carone resolveu vender o terreno, alegando impossibilidade de administrar a feira.

Para impedir o fechamento do Mercado, os comerciantes do local se organizaram liderados pelo Dico, como era conhecido o Sr. Raimundo Pereira Lima, criaram cooperativa e compraram imóvel da Prefeitura. No entanto, uma dificuldade aparecia no caminho: teriam que construir um galpão coberto, na área total do terreno; em cinco anos. Se não conseguissem, teriam que devolver a área à Prefeitura. A tarefa não foi fácil. A cada dia novas dificuldades impediam o início da construção. A 15 dias do prazo dado pela prefeitura, ainda faltava o fechamento.

Foi então que os Irmãos Osvaldo, Vicente e Milton de Araújo, fundadores do Banco Mercantil do Brasil, decidiram, acreditar no empreendimento e investiram no projeto, financiando a construção, confiados no valor do Mercado para a cidade e na amizade do administrador do Mercado, Sr. Olímpio Marteleto. Foram contratadas quatro construtoras, cada uma responsável por uma lateral, para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com