TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Global

Monografias: Mercado Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 8

Concorrência global[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, uma das categorias de produtos em que a concorrência global tem sido fácil de controlar são as vendas de automóveis. A concorrência crescente nos mercados globais é um desafio para as empresas, em todas as fases de envolvimento nos mercados internacionais. À medida que os mercados se abrem e se tornam maisintegrados, o ritmo das mudanças acelera, a tecnologia diminui a distância entre mercados e reduz as vantagens de escala das grandes empresas, surgem novos concorrentes, e instalam-se nas organizações pressões competitivas a todos os níveis. Além disso, está a aumentar a ameaça de concorrência de empresas em países como a Índia, a China, a Malásia, e o Brasil, à medida que os seus mercados internos se abrem ao comércio exterior, estimulando a consciência crescente das oportunidades do mercado internacional e a necessidade de competir internacionalmente. As empresas que no passado se focaram nos mercados internos estão agora a entrar em mercados de outros países, originadonovas fontes de concorrência, muitas vezes orientadas para segmentos de mercado sensíveis ao preço. Não só a concorrência em todas as empesas aumenta, independentemente do seu grau de envolvimento no mercado global, como a base para a concorrência está a mudar. A concorrência continua a basear-se no mercado e em última análise procura trazer aos consumidores valor acrescentado. Contudo, o sucesso nos mercados globais depende da acumulação de conhecimento e da sua implementação.1 tiwana.

Evolução para o marketing global[editar | editar código-fonte]

O marketing global não é uma mudança revolucionária, é um processo evolutivo. O marketing interno não se aplica a todas as organizações, mas aplica-se à maior parte das empresas que começam por atuar apenas no mercado interno.

Marketing local[editar | editar código-fonte]

O marketing restrito às fronteiras políticas de um país, denomina-se “Marketing Local”. O marketing de uma empresa que atue apenas a nível nacional só tem que ter em conta a concorrência interna. Mesmo que essa concorrência inclua empresas de mercados externos, continua a ter que considerar a concorrência do mercado interno. Os produtos e os serviços são desenvolvidos para clientes no mercado doméstico, sem que se tenha em conta como é que esses produtos ou serviços podem ser utilizados em outros mercados. Todas as decisões de marketing são tomadas nas sedes das empresas.

Marketing global[editar | editar código-fonte]

Se os departamentos de exportação estão a ser bem sucedidos, mas os custos de realizar o negócio a partir das sedes, as diferenças horárias, as barreiras linguísticas e a ignorância cultural, dificultam a competitividade das empresas no mercado estrangeiro, abrir escritórios nos países estrangeiros pode ser a solução. Por vezes as empresas compram firmas nos países estrangeiros para tirar partido das relações, lojas, fábricas e equipes de trabalho, já constituídas. Estes escritórios continuam a reportar às sedes, no mercado interno, mas a maioria das decisões de marketing mix são tomadas individualmente em cada país, onde o pessoal interno tem mais conhecimento sobre os mercados-alvo. O desenvolvimento local dos produtos baseia-se nas necessidades dos consumidores locais. Estes técnicos de marketing são considerados policêntricos, pois reconhecem que cada mercado/páis tem diferentes necessidades, as quais se denominam variáveis de negociação.

Especialização em marketing global[editar | editar código-fonte]

O marketing global é uma área de estudo no MBA(Master of Business Administration).2 No que respeita a estratégias globais de marketing, a Internet desempenha um papel essencial como a arma de negócio mais poderosa no mundo empresarial, atualmente globalizado.

Compostos do marketing mix global[editar | editar código-fonte]

Os «Quatro P’s» do marketing: product (produto), price (preço), placement (distribuição), e promotion (promoção) são todos afetados, à medida que uma empresa se transforma, através das quatro fases evolutivas, até se tornar uma empresa global. Afinal, ao nível do marketing global, uma empresa que tenta falar a uma só voz enfrenta muitos desafios ao criar um plano de marketing mundial. A menos que a empresa mantenha a mesma posição em relação à concorrência em todos os mercados (líder de mercado, baixo custo, etc.), é impossível lançar planos de marketing idênticos, em todo o mundo (Nisant Chakram, Gestão de Marketing).

Produto[editar | editar código-fonte]

Uma empresa global é aquela que cria um produto único e só tem de o adaptar aos diferentes mercados. A Coca-cola, por exemplo, utiliza duas fórmulas para todos os mercados (uma com açucar, outra com xarope). Em todos os países, a embalagem do produto inclui o design da garrafa e um rótulo dinâmico com um feitio ou forma atrativos. No entanto a garrafa ou lata de bebida pode também incluir a língua do país nativo e o tamanho pode ser adaptado ao tamanho utilizado no país.

Preço[editar | editar código-fonte]

O preço varia sempre consoante o mercado e é afetado por muitas variáveis: custo de desenvolvimento do produto (produzido localmente ou importado), custo dos ingredientes, custo da entrega (transporte, tarifas, etc.), entre muitas outras. Além disso, a posição do produto em relação à concorrência influencia a margem de lucro final. O facto de o produto ser considerado de gama alta, dispendioso, económico, de baixo custo ou com um custo e qualidade intermédios, ajuda a determinar o nível de preço.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A maneira como o produto é distribuído é também uma decisão individual de cada país, a qual é influenciada pela forma como a concorrência atua junto do mercado-alvo. Pegando novamente no exemplo da Coca-Cola, nem todas as culturas utilizam máquinas de venda automática. Nos Estados Unidos as bebidas são vendidas numa palete, em armazéns de venda ao público. Na Índia não existe essa opção. Nas decisões de distribuição, a posição do produto no mercado local também deve ser considerada. Por exemplo, nos Estados Unidos não é conveniente que um produto de gama alta seja distribuído numa “dollar store”. Da mesma forma, em França, um produto promovido como uma opção de baixo custo, teria um sucesso limitado numa loja de produtos de gama alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com