TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Global

Trabalho Escolar: Mercado Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 13

Mercado Global

SUMÁRIO

1. Introdução 03

2. Definição de Marketing 03

3. Definição de Globalização 04

4. Razões para a Globalização das Atividades de Marketing 05

5. Estratégias 06

6. Decisões em que Mercado entrar 07

7. Decisões de como entrar no Mercado 07

8. Decisão sobre o programa de Marketing. 08

9. Conclusão 12

10. Bibliografia 13

1. INTRODUÇÃO

Com a globalização das economias e a internacionalização dos negócios, os mercados estrangeiros se tornaram alvos estratégicos para as empresas com base doméstica. A internacionalização das empresas, quer seja através da expansão de suas operações para os mercados externos, quer seja através da aquisição de insumos, componentes e/ou bens acabados, parece ter se tornado uma questão ligada a própria sobrevivência das organizações em mercados cada vez mais competitivos.

A globalização econômica traz a possibilidade de acesso a novos mercados, antes inexplorados, favorecida especialmente pela progressiva queda das barreiras tarifárias e não - tarifárias ou técnicas. Dessa maneira, para que as empresas possam desfrutar das novas oportunidades e, ao mesmo tempo, reduzir ou eliminar as eventuais ameaças inerentes a este novo ambiente competitivo, emerge o desafio da internacionalização.

Neste novo contexto, o marketing internacional passa a ser uma área do conhecimento fundamental para a inserção bem – sucedida de firmas nos complexos mercados internacionais, e é sobre esse tema que iremos abordar neste trabalho.

2. CONCEITOS DE MARKETING

O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:

 Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;

 Escolha do preço certo para estes produtos;

 Distribuição eficiente e ágil;

 Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos-de-venda, sorteios, brindes, merchandising, mala-direta, etc).

“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers)

“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”.

(Phillip Kotler)

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.).

Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

O Marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:

- Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;

- Escolha do preço certo para estes produtos;

- Distribuição eficiente e ágil;

- Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos-de-venda, sorteios, brindes, merchandising, mala-direta, etc).

3. CONCEITOS DE GLOBALIZAÇÃO

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.

As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico. O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

4. RAZÕES PARA A GLOBALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MARKETING

Existem duas razões para globalização das atividades de marketing. A primeira razão seria crescer e expandir para novos mercados a fim de criar um diferencial e vantagem competitiva, enquanto que a outra razão seria a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo (KEEGAN, 2005).

Uma razão destacada por Dahringer e Muhlbacher (1991) para implementar atividades de marketing globais, é que esta permite as organizações atingirem de forma mais adequada a concentração e coordenação das atividades de marketing. Lamont (1996) cita importantes vantagens para a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com