TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAL MERCADO GLOBAL DE ÁGUA DOCE EM 425 BILHÕES DE DÓLARES

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

Enviar como atividade 1

Estima-se o valor do atual mercado global de água doce em 425 bilhões de dólares. Se o estoque um dia acabar, o que é muito improvável, ou for seriamente comprometido, o que é possível, entrará em risco a sobrevivência da humanidade. Tomem-se os atuais exemplos de São Paulo e Minas Gerais para entender que danos, ainda plenamente administráveis, a falta d'água pode provocar. Desde 1990, a disputa por água foi motivo de 2 200 conflitos diplomáticos, econômicos ou militares pelo planeta. A tensão deve se intensificar.

A ONU calcula que faltará água limpa para 47% da população global até 2030. Diz o urbanista americano Michael Klare, autor do livro The Race for What's Left (em inglês, A Corrida pelo que Sobrou), sobre disputas por recursos naturais: "A água virou o novo petróleo, causa de batalhas ferrenhas. Guerras que aumentarão em número e dimensão, já que a demanda cresce, enquanto a oferta diminui". A resposta para a crise hídrica parece simples: temos de consumir menos e diminuir drasticamente o desperdício.

Mas são atitudes difíceis de ser implantadas, já que dependem de uma mudança radical de costumes. A demanda de água per capita nos Estados Unidos ultrapassa os 500 litros, dez vezes o recomendado pela ONU. Enquanto isso, áreas pobres quase não têm acesso ao recurso. Moçambique é dono de um dos piores cenários, onde há apenas 4 litros de água limpa por morador. Para controlar o gasto, todo cidadão precisa rever seus hábitos cotidianos, como deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou tomar longos banhos. Mas soa injusto cobrar exclusivamente uma nova postura individual. São essenciais também políticas públicas que repreendam o desperdício.

A Califórnia é exemplo mundial nesse aspecto. São Paulo vê secar seu principal reservatório, o da Cantareira. Enquanto isso, o governo promete entregar obras que aumentarão a captação de água, e já se cogitou importar recursos hídricos de outros estados. São apenas paliativos, que em nada ajudarão a longo prazo se o desperdício não for controlado. Para o Brasil e para o mundo, a crise da água serve como alerta. Se não cuidarmos dos escassos recursos que temos, desenharemos um futuro cada vez mais árido.

(fonte: parte do texto Tudo é Água, de Raquel Beer e Jennifer Ann Thomas. Veja http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/tudo-e-agua.24/10/2014. Acesso em 02.12.2014) (adaptado)

De acordo com o texto, marque a alternativa correta:

  1. O estoque de água do planeta vai se acabar um dia.
  2. É provável que o estoque de água do planeta fique seriamente comprometido.
  3. A disputa por água nunca foi motivo de conflitos diplomáticos, econômicos ou militares pelo planeta.
  4.  Até 2030 deverá faltar água limpa para quase metade da população mundial, conforme cálculos da ONU.
  5. Enquanto Moçambique dispõe de apenas 4 litros de água limpa para o consumo diário de cada pessoa, o consumo per capita nos Estados Unidos supera 500 litros por dia, muito acima do recomendado pela ONU.

Controlar o desperdício de água depende exclusivamente de cada cidadão e não das políticas públicas.

a) 1, 3 e 5 estão corretas

b) 2, 3 e 5 estão corretas

c) 3, 4 e 5 estão corretas

x d) 2, 3 e 4 estão corretas

e) 2, 4 e 5 estão corretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com