TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merchandising

Tese: Merchandising. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

1 RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

1.1 1º QUESTÃO

A Eudora era considerada a aposta mais ousada do grupo para se diversificar. Tanto que a companhia investiu em nomes de peso do mercado de cosméticos para dirigi-la. O diretor-executivo, Cláudio Oporto, é egresso da Natura. O marketing ficou nas mãos de Helena Garcia de Gracia, que teve passagens por Avon e Natura – ela deixou a empresa no fim de janeiro. O objetivo era criar uma rede de venda direta com produtos de apelo sexy, uma espécie de Victoria’s Secret brasileira. “Houve um problema de identidade”, afirma Marcelo Pinheiro, sócio da consultoria paulista especializada em venda direta DirectBiz. “Produtos com essa característica de sensualidade não têm apelo para venda direta.”

Por esta frase, podemos deduzir que a venda direta, ou venda pessoa, não foi a melhor forma escolhida. No material de estudo, falamos sobre o mix de comunicação, que está dentro da promoção, e de seus componentes.

Quais são os componentes do mix e qual deles tem como função maior informar, persuadir ou lembrar?

Resposta: Os componentes deste Mix são: Propaganda, Promoção de Vendas, Publicidade, Força de vendas, Relações Públicas e Marketing.

Deste mix, o componente que tem a maior função de informar, persuadir ou lembrar e a Propaganda.

A propaganda esta inserida dentro da promoção e juntas desempenha papel fundamental na criação de valor para o cliente.

O objetivo de propaganda é uma tarefa específica de comunicação a ser realizada para um público-alvo específico durante um determinado período.

1.2 2º QUESTÃO

“Desde 2011, a rede de franquias de O Boticário começou a testar a venda de porta em porta sem alarde. E, para surpresa até mesmo de Grynbaum, ela tem dado certo. Especialistas acreditam que 100 mil revendedoras vendam produtos de O Boticário pelo Brasil. O modelo adotado para esse negocio foi colocar os franqueados para comandar o exercito de mulheres – uma maneira de não concorrer com eles. “É uma forma de ampliar as vendas da loja”, afirma Pinheiro, da DirectBiz. “Foi muito acertado, acho que até mais do que eles imaginavam.” Em Merchandising, vimos que basicamente sua função é estimular a compra por impulso no PDV, ou na loja, o que o texto indica estar sendo um problema para o Boticário. Considerando que a empresa poderia pensar mais nisso, investindo também em ações no PDV, defina merchandising e sua principal função.

Resposta: Merchandising é o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo e de auto serviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores ou usuários, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing.

Trata-se de qualquer técnica, ação ou material promocional que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos marcas e serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compras dos consumidores.

O merchandising, em sua pratica original, é um instrumento de promoção inserido no pilar de comunicação de marketing, aplicado exclusivamente no ponto-de-venda para estimular o consumidor à decisão final de compra, principalmente, à compra por impulso.

Portanto, o principal destinatário das ações do merchandising é o consumidor final.

1.3 3º QUESTÃO

No estudo do Comportamento do Consumidor alguns aspectos relacionados aos fatores situacionais influenciam o processo decisório de compra do Consumidor (Lembrando que esses fatores podem influenciar os consumidores dos produtos “O Boticário”).

São alguns fatores: A atmosfera da loja, vendedores, demonstrações na loja, promoções, embalagens. Responda às seguintes questões:

• Qual a importância da “Atmosfera da loja” para influenciar o processo decisório de compra do consumidor? De que maneira a atmosfera da loja pode influenciar o processo decisório de compra do consumidor?

Resposta:

• Qual a importância dos “Vendedores” para influenciar o processo decisório de compra do consumidor? De que maneira os vendedores podem influenciar o processo decisório de compra do consumidor?

Resposta:

• Qual a importância das “Demonstrações na loja” para influenciar o processo decisório de compra do consumidor? De que maneira as demonstrações na loja podem influenciar o processo decisório de compra do consumidor?

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com