TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing E Merchandising

Dissertações: Marketing E Merchandising. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 12

DEFINIÇÃO DE MARKETING DE VENDAS E AS TÉCNICAS DE MERCHANDISING APLICADAS NA FARMÁCIA JERÔNIMO

Luciane de Souza

Professor Tutor: Everaldo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Processos Gerenciais (EMD0138) – Prática do Módulo IV

20/10/2012

RESUMO

Os tempos mudaram e os consumidores também. A modernidade trouxe avanços tecnológicos, consumidores mais informados, preocupados e conscientes de seus direitos e necessidades, tornando-os mais exigentes com relação à qualidade de produtos, serviços e atendimento, dando origem a importantes mudanças em seus hábitos de consumo. Neste ponto, entram em ação as operações de marketing da empresa. No segmento farmacêutico, as farmácias vêm sofrendo mudanças significativas na última década, e ultimamente a velocidade aumentou. Há uma busca incessante de como girar rapidamente os estoques no PDV, fazendo com que os consumidores comprem mais, como também, visando destacar-se em meio a tantos concorrentes. A utilização de um bom marketing de vendas e aplicação das técnicas de merchandising são ótimas respostas para estas buscas.

Palavras-chave: Marketing. Merchandising. Competitividade.

1 INTRODUÇÃO

Os fatores de competitividade e os consumidores mais exigentes preocupados com suas necessidades levam a conclusão de que é preciso muito mais do que simplesmente vender produtos. Hoje só qualidade já não basta mais, é necessário conhecer o cliente, seus anseios e necessidades e saber como satisfazê-lo plenamente, a fim de que se possa não só obter um volume satisfatório de vendas e fazer frente à concorrência, mas também manter os clientes já existentes e atrair novos. Para tanto,é necessário a aplicação de um conjunto de atividades conhecidas como Marketing e Merchandising.

Segundo a revista Exame (2012) o mercado brasileiro de farmácias começou 2012 da mesma forma que terminou o ano passado: em ebulição. Em 2011, o setor passou por um processo inédito de consolidação. Num intervalo de 30 dias, houve fusões de duas grandes redes de farmácias, criando os maiores grupos do setor, com vendas superiores a 4 bilhões de reais, e assim aconteceram outras fusões do segmento. Especialistas do setor afirmam que o processo deve continuar. Diversas redes regionais estão sendo alvo do ataque dos grandes — e a maior novidade, a partir de agora, pode ser a entrada no país¬ das principais empresas do mundo. O mercado brasileiro de farmácias é muito pulverizado. Existem hoje no país mais de 60.000 farmácias, mais do que nos Estados Unidos. Outro fator impulsiona a atual onda de consolidação: o varejo de farmácias cresce 19% ao ano. “O setor vai dobrar novamente nos próximos cinco anos”, diz Sergio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Farmácias. Aqui no sul, alguns dos destaques são: a rede gaúcha Panvel que tem 300 lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e a paranaense Nissei, com 200 lojas no Paraná e em Santa Catarina.

No meio de um mercado globalizado, está o marketing. Marketing é todo o negócio visto do ponto de vista do consumidor. O termo marketing, também significa “ação no mercado”. O merchandising farmacêutico trata de um conjunto de técnicas de aplicação, colocadas em prática entre fabricantes (indústria farmacêutica) e/ou distribuidoras e farmácias, com a finalidade de aumentar a rentabilidade do ponto de venda e a rotação dos produtos através de uma apresentação apropriada dos produtos.

O que é marketing de vendas e como aplicar as técnicas de merchandising na farmácia Jerônimo? Estes são os principais pontos de execução deste trabalho. Mostrar a importância destes temas, seus conceitos, bem como aplicar na prática, as técnicas de merchandising na farmácia objeto de estudo torna-se o objetivo geral desta pesquisa, que tem ainda como objetivos específicos: 1) Definir marketing de vendas e merchandising; 2) Entender o negócio: farmácia e 3) Aplicar as técnicas de merchandising na empresa em questão, visando aumentar sua rentabilidade.

A importância deste trabalho está no esclarecimento de temas tão importantes como marketing e merchandising para as empresas, bem como a necessidade dessas estratégias aplicadas no mercado farmacêutico, como na farmácia objeto de estudo deste trabalho. Em momentos de crise econômica, o marketing das empresas costuma ser deixado em segundo plano. Isso se torna uma grande cilada, pois justamente em momentos onde tem que haver contenção de despesas, quando a maioria dos empresários se esconde, é que se deve divulgar o negócio, aplicar as técnicas de merchandising e fazer os produtos girarem no estoque. Esta é uma grande oportunidade de se diferenciar da concorrência, e o melhor, no segmento farmacêutico é possível realizar esta tarefa com baixíssimo custo e grande eficiência como será apresentado no desenvolvimento deste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING DE VENDAS

Segundo Kotler (1999, p.27) “[...] marketing é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.” Muitas pessoas veem o marketing de modo como a arte de procurar e encontrar formas inteligentes de dispor dos produtos de uma organização, ou seja, o marketing é visto apenas como propaganda ou venda de produtos. No entanto, a arte do verdadeiro marketing é a arte de saber o quê fazer. O marketing tem como objetivo, conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e quase chegue ao ponto de vender por si só.

Marketing de vendas é mais do que somente uma propaganda, vendas, envolve todo um processo relacionado com o produto, preço, distribuição e promoção. Dentro do marketing há também os aspectos psicológicos que influenciam nas compras podendo ser citado como exemplo: influência pessoal (renda, idade, sexo); influência psicológica (experiências passadas, personalidade); e influência social (cultura, classe social) dentre outros.

Na farmácia as estratégias de marketing variam de acordo com o tipo de medicamento/produto dispensado. O marketing farmacêutico tem nos medicamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com