TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merchandising

Pesquisas Acadêmicas: Merchandising. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

Promoção de vendas

Segundo Philip Kotler, Promoção de vendas “É um termo genérico para vários instrumentos que não são classificados formalmente como propaganda, vendas pessoais ou publicidade. Esses instrumentos são endereçados aos consumidores, ao comércio ou à própria força de vendas do fabricante.”

Para Shimp promoção refere-se a qualquer incentivo usado por um fabricante para induzir o comercio (atacadista e varejista) e/ou os consumidores a comprar uma marca ou para incentivar a equipe de vendas a vendê-la de forma agressiva. Promoção sempre evolvem incentivos que são adicionados aos benéficos básicos que um comprador recebe ao adquirir um produto, o incentivo muda o preço ou valor percebido de uma marca, mas apenas temporariamente.

Segundo Blattberg e Neslin a promoção de vendas consiste em um conjunto de ferramentas de incentivo com o objetivo de estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços.

Semenik e Bamossy definem promoção de vendas como o uso de técnicas de incentivo para gerar uma resposta específica num mercado empresarial ou de consumo.

Promoção de vendas pode ser definida também como a pesquisa, estudo, a afinação e aplicação de todas as ideias e atitudes que possam conduzir á coordenação, melhoramento e aumento nas vendas. Ferracciù diz que promoção de vendas define-se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar etc., a promoção de vendas prepara o caminho da execução das vendas, dando impulso a eles.

Promoção de vendas no mercado:

Pode se aplicar em brindes, comprar um produto e levar outro. Exemplo: na compra de 3 ovos de páscoa Lacta acima do nº 17, leve um de 100 gr de graça.

Pode ser utilizado também nas promoções de compre uma quantidade e leve a mais. Exemplo: na compra de uma coca-cola de 3 litros leve mais 325 mls de graça.

Merchandising

O termo de origem inglesa Merchandising designa um conjunto de técnicas de optimização da apresentação dos produtos ou serviços no ponto de venda. O desenvolvimento do merchandising deve-se em grande medida ao surgimento do conceito de livre-serviço e ao crescimento exponencial de produtos disponíveis no mercado. Apesar das técnicas de merchandising terem começado por ser desenvolvidas pelos distribuidores alimentares, atualmente são utilizadas por lojas de serviços pessoais, serviços bancários, etc, com igual sucesso.

O objetivo dos merchandisers é desenvolver, através desta ferramenta de marketing, ações de animação e valorização dos produtos no ponto de venda, de forma a influenciar a decisão de compra do consumidor. - Paulo Nunes, economista.

Phillip Kotler afirmam que Merchandising é o conjunto de operações efetuadas dentro do ponto de vendas, visando colocar o produto certo, na qualidade certa, com preço certo, no tempo certo, com impacto visual adequado e dentro de uma exposição correta.

Veronezzi esclarece que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com