TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metal Frio

Ensaios: Metal Frio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

País alvo: Equador

A Metalfrio, empresa brasileira fundada em 1960 para produzir componentes de sistemas de refrigeração, logo mudando seu foco para atender demandas específicas, motivado pela crescente entrada de empresas fabricantes de bebidas e sorvetes no mercado nacional.

Em 1976 a empresa foi pioneira na América Latina introduzindo expositores verticais com vidro antiembaçante e sistema “frost free”.

1989 a Continental 2001 adquire participação majoritária da Metalfrio e no ano seguinte sendo comprada pela B/S/H – Bosch Siemens Hausgërate – que comprou também o restante do capital, transformando a Metalfrio na sua divisão na América Latina, Criando a Metalfrio Solutions que em 2007 abre seu capital, expandindo seus negócios e adquirindo outras fábricas no exterior.

Analisando a estratégia de expansão da empresa, o Equador foi escolhido como alvo de entrada no mercado, por se tratar de um país com clima e política semelhantes ao nosso e com população razoavelmente grande , além disso o Equador é país associado ao ALADI, tendo então algumas vantagens monetárias para nossa entrada, além disso, tendo em vista os países Andinos, o Equador se encontra em um ponto estratégico para a futura expansão aos outros países Andinos, além disso, no Equador, existe apenas uma empresa que trabalha no mesmo setor, sendo assim essa única empresa nosso concorrente direto facilitando o reconhecimento da nossa marca.

O Equador fica situado ao noroeste da América do Sul, sua capital é Quito, faz fronteiras com Colômbia, Peru e com o Oceano Pacífico, sua economia é baseada em recursos naturais, o principal deles é o petróleo, que move a maior parte da economia do país. Sua moeda é o Dólar Americano (USD) adotado desde 2000 visando uma estabilidade na economia nacional, o que vem crescendo com uma média de 5% ao ano.

Considerado como um país em desenvolvimento, a evolução e o crescimento de sua economia têm estado ligados a duas atividades fundamentais: a produção e exportação deprodutos agropecuários e, desde o início da década de 70, à produção e exportação de petróleo de sua região amazônica. Com governos democráticos ininterruptos desde 1979, o Equador declara que a paz e a cooperação econômica são os alicerces do convívio internacional e propunha a solução das controvérsias internacionais através de métodos pacífico e jurídicos.

Utilizando as receitas originárias das exportações dehidrocarbonetos, o Estado impulsionou, com relativo sucesso,nas duas décadas passadas, a modernização do aparelho produtivoe a ampliação do mercado interno. Nos últimos 6 anos,empreendeu, como a maioria dos países da região, um processode modernização e de abertura de sua economia.

Regulamentações específicas

- Normas técnicas

A legislação equatoriana estabelece que, para a aprovação do “Documento Único de Importación”, de produtos sujeitos às normas técnicas equatorianas, códigos de prática, regulações e regulamentos de caráter obrigatório, o importador deve apresentar ao Banco correspondente o respectivo “Certificado de Conformidadcon Norma Técnica Ecuatoriana Obligatoria”, ou o Regulamento Técnico respectivo, expedido pelo Instituto Equatoriano de Normalização (INEN), ou pelos órgãos de certificação devidamente credenciados ou reconhecidos.

Para o desembaraço das mercadorias sujeitas às normas estabelecidas pelo INEN, deve-se apresentar à Alfândega a certidão do INEN, na qual conste que o importador cumpriu as normas técnicas determinadas. Na ausência desta certidão, o desembaraço não é autorizado.

São os seguintes os produtos sujeitos ao cumprimentodas normas do INEN, em vigor deste agosto de 1996: produtosalimentícios frescos e processados; materiais, equipamentose sistemas de segurança; tubulação, acessórios, bombas etorneiras para a condução de líquidos, gases e vapor; lâminaspara telhados; materiais para a construção em cimentoarmado e estruturas de aço; produtos de uso automotor, produtos suscetíveis de combustão ou inflamação; aparelhos e acessórios que utilizam ou conduzem energia elétrica; produtos químicos utilizados em limpeza e/ou asseio pessoal; produtosprocessados de forma térmica; papéis e papelões, artigoscerâmicos; couros e calçados.

- Normas de defesa do consumidor

A Lei de Defesa do Consumidor vigente desde 1990 éum dos principais fundamentos para o estabelecimento deregulações aos produtos de importação, a qual deve ser cumpridapor todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ouprivadas que realizem atividades de produção, importação,exportação, distribuição ou comercialização de bens. Um dosobjetivos da lei reside na defesa e proteção dos consumidores.

Canais de distribuição

Diversos importadores nas cidades de Quito, Guaiaquil ou Cuenca, que geralmente dispõem de infra-estrutura de promoção e redes de distribuidores em nível nacional, tanto para produtos exportados pela primeira vez, quanto para aqueles já presentes no mercadoequatoriano. Podendo serem utilizados no início das atividades comerciais no Equador.

A legislação equatoriana permite a constituição de escritório sede, com capacidade de armazenagem de produtos para demonstração e pequena estocagem inicial, mediante registro empresarial local. Sendo opção posterior ao início dos negócios e propagação das vendas.

Sendo a estratégia comum da empresa em inserção de novos mercados, a compra de pequenos fabricantes, agindo sobre suas revendas e manutenções.

DADOS BÁSICOS

Capital: Quito

Presidente: Rafael Correa

Hino nacional: Salve, Oh Patria

Moeda: Dólar dos Estados Unidos (USD), abolido o Sucre Equatoriano (S$), no ano de 2000.

População: 15,49 milhões (2012)

Governo: Estado unitário, Presidencialismo, República constitucional.

Principais cidades: Quito (capital), Guayaquil, Cuenca, Machala,Portoviejo,Esmeraldas, Ambato.

Fuso horário: Quito (UTC−5)

Comparando são duas horas menos que Brasília que é (UTC−3), eles não possuem horário de verão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com