TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Casos RH

Ensaios: Mini Casos RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 3

Mini casos :Respostas

1)

2) O profissional em Administração deve ser um grande batalhador, ainda mais em um ambiente de mudanças rápidas como o atual, e essa imagem do administrador de empresas como um lutador nem todos conhecem, pois muitos o imaginam apenas como alguém que fica sentado atrás de uma mesa, analisando gráficos em um computador e cobrando resultados dos outros. E essa imagem simplificada do administrador profissional é algo apenas surreal. A realidade é outra.

Tal profissional deve ser atento o tempo todo, pois como disse, as mudanças são muito rápidas, o que exige uma postura flexível do administrador para este estar sempre a par das inovações. Porém, o mesmo deve ter a mente sempre focada num objetivo, pois a própria organização vai exigir isso dele. Como objetivos exigidos, pode-se citar a alta produtividade e bons lucros. Essa ambiguidade (estar atento às mudança e, ao memo tempo, manter o foco), faz com que o administrador de uma empresa tenha o dever de olhar sempre para dois lados ao mesmo tempo:

• uma visão para o ambiente externo da organização: pois assim sempre poderá estar atento às inovações.

• outra visão para o ambiente interno da organização: para poder sempre mantê-la no foco, na direção dos objetivos.

Para um boa gestão empresarial, é importantíssimo que se fique atento a tudo isso, olhando tanto para fora, quanto para dentro da organização.

É inconcebível que um profissional que se ache preparado para administrar uma empresa não tenha olhos para o que está ocorrendo ao seu redor, no mundo em que ele vive. Os produtos mudam, os mercados mudam, a economia muda, a política muda, o modo de pensar, os costumes e preferências das pessoas mudam, a legislação muda, a tecnologia muda. E tudo isso é importante de ser levado em conta na hora de se administrar um negócio. Se você não está de olho em tudo isso, pode ter certeza que seu concorrente está! E quando menos se espera, o concorrente passa aquela rasteira fatal. Motivo este, de que é importantíssimo estar-se a par das inovações e novas práticas que surgem a todo instante na sociedade globalizada.

Olhando para dentro da organização, o administrador poderá estudar um melhor aproveitamento da mão de obra e dos demais recursos da empresa. Poderá ver onde melhor investir os recursos financeiros, onde alocar possilvelmente melhor as máquinas e equipamentos e definir um melhor uso para as instalações existentes, evitando desperdícios e prejuízos, e garantindo maior produtividade e lucratividade para a empresa. Além de tudo isso, compete ao administrador servir-se de líder, incentivando o desenvolvimento das relações interdepartamentais e motivação dos colaboradores, para buscar-se incessantemente o atingimento dos objetivos da organização.

Um administrador competente deve desenvolver ambas as visões, pois se não tiver olhos tanto para dentro quanto para fora de sua empresa, dificilmente se sairá bem das situções mais complexas e contingenciais que a administração moderna demanda. É o risco que se corre ao ser administrador. O jeito como lida com suas habilidades pode ser a porta para o sucesso ou a chave para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com