TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão, Visão E Valores

Ensaios: Missão, Visão E Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

Na definição de ROSSI e LUCE (2002), a missão representa o papel desempenhado pela organização em seu negócio, oferecendo certa tangibilidade à definição de negócio da empresa, apesar de integrar o momento filosófico do plano estratégico. Para os autores, a missão deve ser específica para cada companhia, e ser capaz de engajar os componentes da organização nos seus propósitos fundamentais.

Basicamente, definir a missão significa “estabelecer a razão de existência da organização, qual seu negócio e de que forma atua nesse negócio”. A missão deve ser simples, curta extremamente objetiva. Ademais, deve haver consenso entre os dirigentes da organização e ser um compromisso de todos. A missão apresentada pela Quintessência (citada abaixo) mostrou-se condizente com os objetivos descritos na literatura, apresentando clareza e segurança.

“A Missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.”

Entende-se que a visão orienta os colabores para o futuro, mas não é uma visão de um futuro longe da realidade das empresas. É uma visão que tenha relação com a atual realidade delas, do que se pretende alcançar em longo prazo. É justamente essa visão desafiadora que vai trazer a ação para os colaboradores buscarem os resultados.

Segundo Scott, Jaffe & Tobe (1998), as visões se baseiam na realidade, mas visualizam o futuro. Elas nos permitem explorar as possibilidades, as realidades desejadas. Por causa disto, elas se tornam a estrutura para o que queremos criar, o que nos orienta quando fazemos escolhas e compromissos de ação.

Na visão (citada abaixo) da Farmácia Quintessência ela mostrou avidez em seu futuro e confiança em seus produtos

“A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.”

Segundo Deal e Kennedy, citados por Scott, Jaffe & Tobe (1998), se os empregados sabem o que sua empresa defende, se eles conhecem os padrões que devem apoiar, então é muito mais provável que tomem decisões que reforcem estes padrões. Também mais provável que sintam que são uma parte importante da organização. Eles ficam motivados, porque a vida na empresa tem significado para eles.

A natural diferença entre as pessoas conduz aos diferentes valores vivenciados e apreendidos durante a vida de cada um. A multiplicidade de vivências e, portanto, de valores próprios a cada um, exige que a organização defina seus valores para que seja capaz de conduzir a empresa rumo a um fim comum. Quando uma empresa não tem os valores organizacionais claros, os empregados estão mais sujeitos aos conflitos, pois os valores pessoais de cada individuo podem se colidir, deixando as pessoas constantemente frustradas por não conseguirem alcançar os resultados da organização.

Constatou-se uma amplitude de valores abordados na farmácia Quintessência, considerados importantes que condizem com a sua forma de atuação no mercado. É notória a preocupação da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com