TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Empresa

Ensaios: Modelo De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

DEFINIÇÃO DE ASSERTIVIDADE

A assertividade é um comportamento que pode ser definido como aquele que envolve a expressão direta, pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela experiência ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor. É, por outras palavras, aquele que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.

E

- Capacidade de defender direitos legítimos;

- Capacidade de expressar opiniões pessoais;

- Capacidade de fazer e recusar pedido;

- Capacidade de fazer e receber elogios;

- Capacidade de expressar afetos positivos;

- Capacidade de iniciar e manter conversas;

- Capacidade de expressar afetos negativos legítimos.

É bastante comum as pessoas terem dificuldades para expressar os seus comentários, opiniões e sentimentos, firmarem suas posições e crenças, de maneira aberta e honesta, mostrando-se as pessoas do seu relacionamento com quem falam e interagem, de maneira transparente.

Esta dificuldade ocorre não somente no âmbito familiar, ma também na vida social e na vida profissional.

Não podemos inclusive dizer que esse é mal social, pois ataca, através da nossa cultura, todas as classes sócias, inclusive entre pessoas com alto grau de instrução.

Esse mal, existe e pendurar, e a sua solução – pouco divulgada é pior ainda, muitas vezes muito mal entendida fazem desta tal de assertividade algo que se ouve falar, mas que não se sabe exatamente o que é, e muito menos como se pratica.

Para entender melhor o que se opõem a assertividade podem ser resumidos em três, a saber: agressivo, passivo e manipulativo. Esses comportamentos estão muito distantes de onde está assertividade.

Comportamento Passivo

É aquele em que a pessoa falha na expressão das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Na medida em que a pessoa que tem este comportamento é a primeira a violar os seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão para, também ele, o fazer.

Exemplos

-aceder a realizar atividades que não lhe interessam só porque isto lhe foi solicitado

-não pedir um favor que é legítimo e do qual se necessita

-não manifestar desacordo perante algo com que não se concorda

Comportamento Agressivo

É aquele em que a pessoa expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões, mas de uma forma que é hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. A pessoa que tem este comportamento defende os seus direitos, mas fá - lo à custa da violação dos do outro.

Exemplos

Comentários hostis e humilhantes, insultos, ameaças, sarcasmo, comentários maliciosos, «intriguinhas» Gestos hostis e ameaçadores, violência física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com