TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Modelos de Empresas

Tese: Novos Modelos de Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Tese  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 8

Novos Modelos de Empresas

Prof. Luciel Henrique de Oliveira

O BOTICÁRIO

Alunos: Aline Urasaki Urlass

Marcelo Estevez

Renata Marques

Dezembro/2011

1. Setor e Empresa escolhidos

1.1. Setor escolhido: Perfumaria e Cosméticos

1.2. Empresa: O Boticário

2. Análise do Setor

Desde a abertura ao mercado mundial, iniciada na década de 90, a economia brasileira entrou em uma nova era e as diversas mudanças ocorridas nos mercados transformaram a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) nos últimos anos. A competição se tornou muito mais acirrada no decorrer do tempo exigindo que as empresas buscassem fidelizar seus clientes, colocando diante deles um leque maior de opções.

A sociedade brasileira incorporou como essencial ao seu uso diário a cesta de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A demanda ávida por consumo, transformou o setor como um importante player da economia nacional, contribuindo para que a indústria de HPPC brasileira conquistasse seu posto entre os mais importantes competidores mundiais. Com significativos indicadores econômicos brasileiros, o setor apresentou, nos últimos 14 anos, um crescimento médio deflacionado de 10,5%, crescimento bem mais vigoroso que o próprio desempenho do Produto Interno Bruto do País.

Vários fatores têm contribuído para o crescimento da indústria brasileira de HPPC,entre eles, a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho (pela primeira vez o Brasil está sendo liderado por uma mulher, ou seja, mais do que nunca essa transformação tem sido evidenciada), a utilização de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade,favorecendo os preços praticados pelo setor,que têm aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral e o crescente número de lançamentos de produtos visando atender as exigências e necessidades do mercado consumidor.

As vantagens do Brasil são muitas e ajudaram o País a conquistar uma posição de destaque no cenário global. Além do forte mercado interno, o cenário econômico, político e o recente investimento social têm sido pontos favoráveis, aliados a alta tecnologia e profissionais qualificados.

Diversas categorias de produtos de HPPC estão em destaque, por exemplo, o ramo de Perfumaria que apresentou um forte crescimento no Brasil entre 2003 e 2008, sendo que a estimativa é que se atinja o topo do ranking nesse segmento em 2013.

De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), um dos problemas enfrentados pela indústria de HPPC, é o fato dos fornecedores de insumos não serem exclusivos dessa cadeia, o que reduz o poder de barganha da indústria. Com o crescimento previsto para o País nos próximos anos e os investimentos potenciais a serem realizados pelo setor, a indústria química brasileira poderá tornar-se uma das cinco maiores do mundo. O panorama, por segmentos da indústria química, aparece no quadro abaixo.

Tendência do setor – Ambiente Futuro

É evidente que o mercado está cada vez mais esclarecido e exigente, demandando evolução constante dos produtos e serviços oferecidos pela indústria de HPPC e que o espaço disponível para inovação no mercado doméstico é extenso.

Segundo a ABDI, para a área da estética, de modo geral, existe a tendência ao desenvolvimento de produtos cosméticos para a saúde e bem estar do indivíduo, gerando qualidade de vida. Estes conceitos estão relacionados, também, com a manutenção do aspecto jovem com a evolução da idade.

É esperado que os consumidores estejam cada vez mais conscientes com o próprio corpo e com o que ocorre ao seu redor, passando a ter maior aceitação os produtos que não agridam o ambiente e que são social e eticamente corretos.

Dentre os nichos específicos em que os produtos cosméticos poderão se desenvolver, segundo Anuário 2010 da Abihpec, têm-se aqueles destinados às diferentes faixas etárias (adolescente e idade avançada) para os segmentos pele e cabelo, uso masculino (pele e cabelo), styling para pessoas com pouco volume dos cabelos, étnicos (pele negra, hispânica e outras) para pele e cabelo.

3. Empresa – O Boticário

A história do Boticário começou com Miguel Krigsner quando ele ainda estava no último ano da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e surgiu a dúvida sobre qual direção ele deveria seguir: trabalhar na indústria farmacêutica, na de cosméticos ou de alimentos. Naquela época um curso de farmácia de manipulação despertou nele o espírito empreendedor, e portanto, juntou-se a três sócios e em 1977 abriu a botica da Saldanha Marinho em Curitiba. E foi assim, a partir de uma pequena farmácia que se construiu a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo.

Abaixo segue cronologia dos principais momentos vivenciados pelo O Boticário:

1977 - Inauguração da farmácia de manipulação, pelo farmacêutico Miguel Krigsner, no Centro de Curitiba (PR).

1979 - Lançamento da fragrância Acqua Fresca, que se tornou ícone da empresa.

Inauguração da loja no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

1980 - Abertura da primeira franquia O Boticário, em Brasília.

1982 - Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

1985 - 500 lojas espalhadas pelo Brasil.

1986 - Início da internacionalização da marca: primeira loja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com