TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modo de produção em economia

Seminário: Modo de produção em economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Seminário  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada à uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção.

Os modos de produção são formados pelo conjunto das forças produtivas e pelo conjunto das relações de produção, na sua interação, num certo estádio de desenvolvimento.

A evolução dos modos de produção explica-se pelo facto do desenvolvimento das forças produtivas levar, a certa altura, a uma contradição com as relações sociais de produção, de tal forma que estas se revelam como um obstáculo ao pleno desenvolvimento daquelas. Estes fenómenos não existem desunidos, são partes integrantes do processo produtivo e podem ser considerados como uma mudança estrutural da economia.

O modo de produção primitivo foi desenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento, eram nômades, caçavam, pescavam e colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo.

Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, haja vista que ainda não existia a idéia de classes sociais.

Com advento da agricultura, os homens começaram a ter noção de território, se tornaram sedentários, e assim sendo, surgiu toda uma divisão de trabalho: uns plantavam, outros trabalhavam nos moinhos, e alguns teriam de defender as terras de outros que também queriam poder usá-las, formando os primeiros exércitos.

A oposição radical entre os dois sistemas, a grandiosa superioridade do sistema socialista de economia em relação ao sistema capitalista refletem-se de maneira evidente nas leis econômicas fundamentais do capitalismo contemporâneo e do socialismo,

as particularidades distintivas da lei econômica fundamental como lei que define a essência de determinado modo de produção, todos os aspectos principais e todos os processos principais de seu desenvolvimento. A lei econômica fundamental nos fornece a chave para compreender e explicar todas as leis de determinado regime econômico. A ação de todas as demais leis econômicas do capitalismo está na dependência da lei econômica fundamental do capitalismo contemporâneo.

o camarada Stálin demonstra que as características e as exigências principais da lei econômica fundamental do capitalismo contemporâneo são a

"garantia do lucro máximo capitalista, por meio da exploração, ruína e pauperização da maioria da população de dado país; por meio da escravização e sistemática pilhagem dos povos de outros países, particularmente dos países atrasados; e, finalmente, por meio das guerras e da militarização da economia nacionalizadas para garantir os lucros máximos."(2)

Como se acha estabelecido pela economia política marxista, extrair a mais-valia, o lucro, sempre foi o objetivo da produção capitalista.

"O objetivo imediato da produção capitalista nao é a produção de mercadorias e sim da mais-valia ou lucro em sua forma desenvolvida; não do produto e sim do produto suplementar".

O que é uma lei econômica fundamental? Uma lei econômica fundamental é uma lei que não define qualquer aspecto isolado ou quaisquer processos isolados no desenvolvimento de determinado modo de produção e sim todos os aspectos principais e todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com