TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método ABC

Trabalho Escolar: Método ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Curva ABC

A Curva ABC é um processo para controle de estoque, que propicia para a empresa saber quais produtos devem ter uma atenção especial. O gerenciamento de estoque é uma das três atividades logísticas, tendo como busca pelas empresas a redução dos seus custos e assim, maior domínio sob o estoque, podendo ser mais competitiva no mercado. É fato que, quando bem gerenciado, o estoque trás benefícios tanto para a empresa como para os consumidores. Com essa visão, o presente artigo tem como objetivo traçar a Curva ABC dos produtos de perfumaria feminina do ano de 2013. A metodologia utilizada é um estudo de caso em uma franquia do O Boticário, localizada na cidade de Jahu – SP. Através dos resultados obtidos, foram verificados que os produtos que mais venderam no ano não foram aqueles que apresentaram o maior faturamento no período. Foi observado que para a empresa, pode-se utilizar tanto a curva para itens como para valor, dependendo apenas do que a empresa desejar analisar.

Conforme Moura (2004), a curva ABC ou Análise de Pareto é um processo onde se agrupa os itens do seu estoque em três categorias, sendo elas A, B e C. Podemos classifica-las da seguinte forma:

Classe A: 20% dos itens correspondem a 80% do valor, ou seja, grupo de itens mais importantes;

Classe B: 30% dos itens correspondem a 15% do valor, ou seja, grupo de itens intermediários;

Classe C: 50% dos itens correspondem a 5% do valor, ou seja, grupo de itens menos importantes.

Contudo, Rodrigues (2011, p. 36) destaca “o critério da divisão entre as classes está sujeito ao bom senso e à experiência profissional de cada um”. Ainda segundo o autor, a Curva ABC é montada da seguinte forma: o valor unitário de cada item de consumo deverá ser multiplicado por um tempo predeterminado, que geralmente é um ano, dessa forma, obteremos um valor percentual das despesas totais do estoque. Com isso, os itens devem ser classificados de forma decrescente, para que assim possamos classifica-los em um dos três conjuntos, A, B e C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com